A Voz do Pastor › 05/01/2022

O QUE SIGNIFICA SER BATIZADO?

O Evangelho deste final de semana, (Lc 3,15-16.21-22) Festa do Batismo de Jesus, finaliza o tempo de natal.

O texto começa com uma alusão ao batismo de toda a gente. Jesus se fez batizar como tantos que iam a João, reconhecendo seus pecados e tornando-se seus discípulos. O entrar e sair da água significava o começo de uma vida nova. Na água eram sepultados os pecados do passado e o subir do rio significava o começo de nova vida como discípulo do Batista. Quando Jesus sobe do rio, porém, ocorrem outros acontecimentos significativos.

Depois de batizado, Jesus se põe a orar, momento em que os céus se abrem. Isso significa que Deus volta a falar. Jesus é o missionário do Pai, aquele que vem trazer novas revelações de Deus. Ele é um novo profeta, uma fala nova de Deus; traz na sua pessoa a mensagem de Deus para hoje, um recado diferente, novo e atual. Chega de submissão cega aos que se apoderaram da palavra de Deus! Deus abre a boca novamente: de agora em diante, vai falar por meio de Jesus. Com a descida do Espírito, a voz vinda do céu: “Tu és o meu Filho amado, em ti está a minha alegria” confirmando a missão recebida do Pai.

Assim, a festa do Batismo de Jesus, traz presente nosso batismo e nossa missão de seguidores de Jesus, anunciadores do seu reino e de sua proposta amorosa, acolhedora e misericordiosa.

A propósito, temos esta consciência do compromisso do batismo, ou ainda o vemos como um rito mágico para não ficar doente, ou para tirar fotografias e fazer filmagens?