Comunidade Santo Antônio - Bairro São Jorge

Comunidade Santo Antônio – Bairro São Jorge

Rua Santo Antônio, 588

Telefone: (51)

A Comunidade de Santo Antônio surgiu a partir da vontade, da fé e da crença de um grupo de católicos, que junto a associação de bairros, sentiram o desejo de ter um local para a comunidade se reunir.

No início dos anos 90, Nicanor Godinho, Walério Benetti, João Torquato da Silva, Maria Godinho da Silva, Maria Luiza Martins, Gumercindo Martins, Ana Maria Lopes, MAria Gomes, Manoel Gomes e Flavio Duarte foram em busca de um local para ser construído o Salão Comunitário do bairro.

Nicanor, então, reuniu-se com sua família, decidindo doar uma área de terra para o bairro São Jorge, juntou-se a esta comissão Silvio Antonio dos Santos, Domingos, Antonio e com a ajuda de Pe Adelino Baungartner e do prefeito Clóvis Webber Rodrigues o sonho se tornou realidade.

A jovem Comunidade foi inaugurada, então, em maio de 1995, e a primeira festa foi nos dias 01 e 02 de julho do mesmo ano. A saída da imagem de Santo Antônio foi realizada, em procissão, da casa festeira Gerdolina até o Salão Comunitário.

Em janeiro de 1997 o presidente Nicanor pediu afastamento por motivo de saúde (falecendo em fevereiro de 1997) e Walério Benetti assumiu em seu lugar.

Muitas pessoas passaram pela coordenação, entre eles Flavio Duarte (1997), Ana Maria Lopes (2000), Jussara Justo (2002). Em 2005 Pe Hilário incentivou o presidente Paulo Souza (2004) e o tesoureiro Jucimar a dar início a construção da capela, em junho de 2007. A inauguração foi em junho de 2009, durante a festa de Santo Antônio.

No ano de 2016,  assumiram a coordenação da comunidade, Morgana de Mesquita Bernardino e Vinícius Carlos Costa. Esta coordenação conta ainda com a presença do Grupo de Cursilho Santa Luzia.