Comunidade Sagrado Coração de Jesus - Bairro Igra

Comunidade Sagrado Coração de Jesus – Bairro Igra

Rua Luíz Gonzaga Capaverde, 133

Telefone: (51)

Tudo iniciou com um levantamento feito pelo Estado para verificar onde havia mais terras devolutas, ficou constatado que Torres teria um grande número de lotes a serem legalizados. Então foram transferidos de Aratinga, São Francisco de Paula, 44 funcionários para esta cidade. Esses funcionários reconstruíram suas casas aqui, numa área que se chamava Parque Mampituba. O principal problema encontrado na época era a falta de água e energia elétrica. Então, foi comprado, pelo Instituto Gaúcho de Reforma – IGRA, um transformador para que fosse colocada a energia elétrica.

Foram construídas quatro casas para escritórios e alojamento para funcionários, local hoje ocupado pela Brigada Militar. Para a residência dos funcionários foram abertas duas ruas: Hermenegildo P. Torres e Luiz Gonzaga Capaverde, onde hoje encontra-se a igreja e o salão. Em 12 de março de 1965 foi inaugurado um escritório de legalização de terra públicas do IGRA. Por este motivo começaram a chamar o local de Vila Igra.

As famílias dos funcionários que eram extremamente religiosas procuraram o Padre Antônio Pasa, pároco da época, para designar alguém que pudesse ajudar as famílias na parte religiosa e, por alguns anos o professor Eugênio Frelich, fazia celebração dominical na residência do sr. Ivo Capaverde, então chefe da repartição. As senhoras ajudavam na limpeza da Igreja Santa Luzia e participavam do Apostolado da Oração.

Em 1980 o bairro já havia crescido, muitas famílias de Santa Catarina e indústrias de móveis vieram residir no Igra. Também nesta época chegou o Padre Reinaldo Benini na Paróquia São Domingos e imediatamente procurou um local para celebrar missa no bairro Igra. A primeira missa foi nas garagens da repartição, depois passou para o Hotel Avenida.

Em 1984 o padre lançou um desafio à comunidade: construir um salão capela dentro de um mês e meio, para receber as Santas Missões Redentoristas. A comunidade se mobilizou. A primeira reunião foi em 14 de fevereiro deste mesmo ano na residência do sr. Olly Brehm, onde saiu eleita a primeira diretoria. Nesta reunião, por sugestão da sra. Mafalda Boff Capaverde, foi escolhido como padroeiro o Sagrado Coração de Jesus. Dias após o aterro ficou pronto, foi lançada a pedra fundamental e rezada a primeira missa ao ar livre pelo Padre Luiz Benini, visto que o Padre Reinaldo estava ausente.

O aterro foi doado pelo sr. Olly Brehm, o Padre Reinaldo doou as telhas e tijolos, sr. Zeno Oliveira doou uma quantidade de cimento. Tudo foi feito em mutirão e com doações. Todos vinham ajudar! Neste período foi vivido como os primeiros cristãos, colocando o seu trabalho e o que podiam a disposição. As Santas Missões foram encerradas no dia 13 de maio de 1984, dentro do Salão Capela, que até hoje serve a comunidade.

Já no ano de 1991 o então pároco Padre Adelino Baugartener pensou que já estava na hora de se construir uma igreja no bairro. Foram feitas promoções no salão e também com doações foi-se construindo a igreja, que levou cinco anos para ficar pronta. O próprio Padre Adelino dava suas opiniões.

Em 1992 foi realizada a primeira missa na Igreja Sagrado Coração de Jesus, em um dia de festa, ainda sem janelas e portas. Foram festeiros Adir e Conceição  Ronconi e Pedro e Verônica Cardoso..

Em 2006 foi colocado o forro, feito mais uma reforma para deixar ainda mais bonita a igreja.

Mas o que realmente importa é saber que hoje os movimentos, pastorais e serviços estão em plena atuação na comunidade.