Paróquia São Domingos

Diocese
Menu
Paróquia São Domingos
Paróquia São Domingos

Rua Firmino Paim, 400 - Torres - RS

Paróquia

O começo da história da Paróquia São Domingos de Torres está relacionada a construção da Igreja São Domingos. O documento clerical autorizando a construção da igreja foi assinado em 1815.  A obra foi autorizada por Dom José Caetano da Silva Coutinho, bispo do Rio de Janeiro, que, na época, era o responsável pelo comando de toda a Igreja Católica, desde a Corte até o extremo sul brasileiro.

A construção da igreja iniciou somente em 1819 e foi inaugurada em 25 de outubro de 1824. Nesta época, a cidade de Torres era apenas um povoado com cerca de 400 moradores e foi a partir da construção da capela que a parte urbana do município se desenvolveu.

Pela lei provincial número 13 de 20 de dezembro de 1837, foi criada a paróquia São Domingos. Continuavam, porém com as agitações da revolução farroupilha e o primeiro pároco assumiu somente em 11 de novembro de 1842, Padre Antônio José Borges de Santana. De 1842 a 1918 temos poucos registros históricos, bem como os párocos que aqui trabalharam. O que mais chama atenção neste período foi a presença do Padre Giuseppe Lomonaco que chegou em Torres vindo da Itália em 1894 e foi o responsável pela construção da Torre da Igreja em 1898. Morreu aos 90 anos, foi enterrado no cemitério do morro do farol e quando este foi desativado seus restos mortais foram colocados na torre que construiu, onde permanece até hoje.

Em 1918, Dom João Becker, arcebispo metropolitano de Porto Alegre nomeia o padre Joaquim J. Pimentel, pároco de Torres, pelo tempo de um ano, juntamente com a Paróquia de Conceição do Arroio até o Passo da Lagoa, Em Santo Antônio da Patrulha. Até que em 1919 ocorre a nomeação do padre Bartholomeu Tiecher.

Em 1928 foi fundado o Apostolado da Oração e também a construção do posto de saúde de Torres.

Em 1929 foi nomeado o padre Henrique Hittingerr pelo tempo de um ano. Há registro que
durante a missa do Terceiro Domingo da Quaresma, realizou-se o indulto sobre o jejum e a abstinência.

Em 21 de abril de 1935 a paróquia São Domingos passa então a pertencer a Diocese de Caxias do Sul, porém, ainda sob comando do bispo de Porto Alegre Dom João Becker, e no dia 30 de julho o Papa Pio XI nomeia o primeiro bispo de Caxias, José Barea.

Em 4 de junho de 1943 foi celebrada a novena do Divino Espírito Santo pela primeira vez e em 1948 a festa do padroeiro São Domingos, que, segundo palavras do próprio pároco, “foi solenissíssima”, com novena completa e com a presença dos seminaristas do Seminário Central de São Leopoldo.

Em 1948 assume o novo pároco, padre Pedro Casara, que fica na paróquia até 1951. Então neste ano assume interinamente o padre Ulderico Dalló. Também em 1951 há o registro do falecimento do primeiro bispo de Caxias do Sul Dom José Barea.

Em 14 de abril de 1952 foi dado início a reforma da igreja Matriz São Domingos. E em 11 de maio foi dada a bênção sobre a pedra fundamental do Ginásio da Escola São Domingos.

Em 1954 toma posse o novo vigário pároco, padre Ernesto Sbricia. Neste ano, em 20 de agosto, inicia-se a abertura dos alicerces da nova casa paroquial, ao lado da igreja São Domingos.  Constatou-se a existência de túmulos no local da construção deixando o povo admirado.

Em 13 de janeiro de 1955 foram instaladas as irmãs Dominicanas no Hospital Nossa Senhora dos Navegantes.

Em 1956, Dom Benedito Zorzi nomeia como pároco, o padre Jacó Dal Pozzo. Foi este padre que no dia 3 de novembro de 1958 celebrou pela primeira vez a missa no Cemitério Municipal de Campo Bonito.

Às 18h do dia 31 de dezembro de 1957, em caráter experimental entra no ar a Rádio Maristela de propriedade da Mitra Diocesana de Caxias do Sul.

Em 5 de fevereiro de 1961 assume como pároco o padre Lucio Baungaertner e em 6 de março ele aceita, a pedido do bispo de Tubarão-SC, atender na jurisdição da capela de Passo de Torres-SC.

Em 4 de dezembro de 1965 realizou-se o primeiro retiro de casais na paróquia, casais pertencentes ao Movimento Familiar Cristão. Padre Lúcio, ficou na paróquia até 28 de dezembro de 1965, onde foi nomeado reitor do Seminário Nossa Senhora Aparecida de Caxias do Sul.

Assumiu então a paróquia, o padre Antônio Pazza, em janeiro de 1966. É neste ano que há registro da primeira comissão da igreja. Faziam parte desta, além do padre, Rene Brasil Borba, Rene De Rose, Jose Magnus, Orion Marques de Souza e João Maciel Dalolli. Foi esta comissão, que com o resultado da Festa de São Domingos, no ano de 1967, compraram o primeiro carro da paróquia. O padre Antônio Pazza se refere a este ato como “uma iniciativa louvável e decidida”.

Em 1975 é nomeado como pároco o padre Nelson De Nardi e em julho deste ano registra-se a participação da paróquia no Movimento de Cursilhos de Cristandade. Neste mesmo ano celebrava-se o sesquicentenário da Igreja Matriz, com atividades religiosas, culturais, sociais e esportivas. Também aconteceu a posse como vigário paroquial, o padre Lírio Casagrande. Foi durante a passagem do padre Nelson pela paróquia que se deu início ao Movimento da Renovação Carismática Católica e reativou-se o movimento Emaús. Bem como uma mudança no visual do interior da matriz e capelas, atendendo a renovação litúrgica conciliar, que recomendava uma simplificação ritual e centralidade do altar voltado para os fiéis.

Somente em 1978 que o padre Lírio assume como pároco, recebendo como vigário paroquial o padre Mário Pasqual.

Em 9 de dezembro de 1979 assume como pároco o padre Reinaldo Benini, que era pároco da Vila São João, por ocasião do afastamento do pároco Lírio Casagrande.

Em 4 de agosto de 1980 deu-se início a construção da casa paroquial e em 10 de novembro de 1981 o padre passou a residir nessa nova casa.

Em 1983, a igreja São Domingos foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico do Estado do Rio Grande do Sul.

Em 13 de janeiro de 1985 toma posse, como pároco, o padre Adelino Baungartner. Foi ele que sentiu a necessidade de descentralizar a pastoral e estar mais presente nos bairros e famílias, criando, inaugurando e fortalecendo as comunidades: São João Batista, Nossa Senhora das Dores, São Sebastião, Sagrado Coração de Jesus, São Francisco, Santo Antonio (Bairro São Jorge), Nossa Senhora Aparecida (Bairro Itapeva). Foi vigário paroquial  nesta época o padre Sergio Felix Leonardelli.

Em 23 de março de 2003 toma posse o novo pároco, padre Hilário Soso, nomeado pelo bispo da Diocese de Osório, Dom Thadeu Gomes Canellas. Neste ano foi criada uma equipe de leigos para tratar da restauração da Igreja São Domingos, pois se encontrava em estado precário, que por ventura poderia colocar em risco a segurança dos fiéis. E em 2004 foi contratada a empresa que se encarregou desta restauração. Durante este ano iniciou também a reforma do Salão Paroquial. Este padre relata ainda que, durante seu período como
pároco, novas lideranças surgiram devido às várias formações. Novas pastorais foram criadas e duas novas comunidades: Nossa Senhora dos Navegantes (Bairro Salinas) e Nossa Senhora da Conceição (Bairro Guarita).

Em 19 de novembro de 2006 toma posse como pároco o padre Ceverino Cracco e como vigário paroquial o padre Marco Antônio Antunes que ficou até 2008, onde toma posse em seu lugar como vigário paroquial o padre Paulo Ricardo Schmidt. Em seu período como pároco, o padre Ceverino promoveu duas campanhas no período do veraneio, para captar recursos para a restauração da Igreja São Domingos.

Em 11 de dezembro de 2011 toma posse como pároco o padre Edson Luiz Bataglin que tinha como objetivo a otimização da área do Salão Paroquial, a restauração da Igreja São Domingos e a parceria com as empresas para um novo projeto paroquial. Em 20 de fevereiro de 2012, assume como vigário, o padre Almo Kohler, vindo da Diocese de Novo Hamburgo. No dia 6 de setembro de 2013, aconteceu a ordenação presbiteral do padre Carlos Alberto da Rosa, carinhosamente chamado de Betinho, que é filho desta paróquia.

Em 13 de dezembro de 2014 assumiu o novo pároco, padre Leonir Alves. Foi neste ano que iniciaram as obras da nova Casa Paroquial, o Centro de Pastoral, bem como o novo Salão Paroquial, que foi inaugurado em 5 de maio de 2016.

Depois de longo período de projetos, captação de recursos e obras foi, enfim, reinaugurada a Igreja Histórica São Domingos no dia 8 de abril de 2017.

A paróquia conta hoje com a Igreja São Domingos, ao todo inclui 15 comunidades e mais três locais de celebrações: Hospital Nossa Senhora dos Navegantes, Associação Lar dos Velhinhos de Torres (Slave) e  Escola Sagrado São Domingos. Possui um CPP ativo e atuante, como também diversos movimentos, pastorais e serviços. Todos porém, nas suas diversidades de dons construindo uma paróquia em estado permanente de missão, ainda em processo de conversão pastoral, mas em sintonia com o Papa Francisco, CNBB e o bispo Diocesano Dom Jaime Pedro Kohl.

Nossas Comunidades