Comunidade Santo Antônio - Bairro Praia Estrela do Mar

Comunidade Santo Antônio – Bairro Praia Estrela do Mar

Rua

Telefone: (51)

A comunidade Santo Antônio foi fundada no dia 06 de janeiro no ano 2000, onde os moradores e veranista sentiram a necessidade de ter um local apropriado para externar juntos sua fé e realizar missas e encontros da comunidade.

Uniram-se, para esse propósito maior, os senhores Jorge Luis Pinto, Alcides Novelo, Hugo Camerine e Erni Raup Machado, contando com a colaboração dos moradores e veranistas da Praia Estrela do Mar.

As obras estruturais da igreja iniciaram em dezembro de 1998. Anteriormente já existia um local modesto, onde ocorriam celebrações ecumênicas coordenadas pela senhora Araci Mesquita e ocasionalmente missas pelos sacerdotes vindos do Centro de Torres e Vila São João.

No ano de 1999 deram sequencia á construção do prédio físico os senhores Antônio Coelho e Remi Dias. Os mesmos contaram com a colaboração de dezenas de famílias, com arrecadações através de rifas e bingos beneficentes. Todos partilhavam dos mesmos sonhos e houve assim a conclusão das obras da igreja.

Em 06 de Janeiro do ano seguinte houve então a inauguração da capela pelo Padre Adalberto Lumertz Borges. Uma linda celebração marcou esta data, tornando felizes e realizados os idealizadores deste sonho. O padroeiro da comunidade, Santo Antônio, foi escolhido pela diretoria da época. Sua linda imagem foi doada pela família Jordani, da cidade de Bento Gonçalves, que são veranistas desta praia.

Em 04 de Outubro de 1999 formou se a primeira coordenação, tendo como presidente o senhor Claudir Arcangelo Baesso, vice-presidente Emilio kluk, tesoureiro Oli Ortiz, primeira secretária Claudete Bello e como motivadores o senhor Pedro Procópio Borges e sua esposa Leda Borges.

A diretoria atuou até meados do ano de 2002 criando grupos de jovens atuantes na comunidade, coral nas celebrações, encontro de casal mensal, grupos de famílias do projeto SINM, participação das catequistas e o primeiro casamento comunitário na capela.

Atualmente nossa capela mantem-se com doações e ofertas nas celebrações. O zelo e limpeza da igreja está sob responsabilidade do casal Antônio e Zeni Coelho. As celebrações são mensais e durante o veraneio semanais ministrados pelo pároco, vigário e diáconos de nossa Paróquia São Domingos.

A Igreja de Santo Antônio, da Praia Estrela do Mar, é um dos orgulhos dos moradores e veranistas locais. Local de encontro e propagação de fé da comunidade cristã católica.