A Voz do Pastor › 29/04/2021

Que frutos estamos produzindo?

O Evangelho deste final de semana, quinto domingo de Páscoa (Jo 15,1-8) parábola da videira está inserido dentro dos acontecimentos que marcaram a despedida de Jesus.

Recuperando a velha imagem do Antigo Testamento, Jesus se declara a videira verdadeira, cujo agricultor é o Pai. Ele se apresenta como a única alternativa para a realização do direito e da justiça. O Pai, por sua vez, é o agricultor, ou seja, o que põe em ação seu projeto de instaurar na terra o direito e a justiça, a liberdade e a vida para todos. Portanto, as raízes da comunidade cristã, chamada a dar frutos em Cristo, são Jesus e o Pai. Este, como bom agricultor, cuida da videira, com o intuito de fazê-la frutificar.

Jesus garante que a verdadeira pureza da comunidade consiste em acolher a Palavra que ele comunica. É ela quem purifica, liberta e capacita para a missão. Outro aspecto importante é permanecer. O cimento do permanecer se chama amor. O amor a Jesus, traduzido em união, comunhão e sintonia com seu projeto, caracteriza as pessoas como cristãs: formam uma só coisa com Cristo.

O texto não fala de amor, mas, sim, de permanecer, pois estamos dentro da metáfora videira-ramos. Estes estão unidos à videira e de sua seiva se alimentam. Assim acontece com a comunidade cristã: une-se ao seu fundador e raiz pelo amor. Jesus afirma que, “se permanecerem em mim, e minhas palavras permanecerem em vocês, peçam o que quiserem, e isto lhes será concedido”. Isso nos leva ao cerne do que é rezar: estar em perfeita sintonia com Jesus e seu projeto, fazendo-lhe a vontade, sentindo-o como energia motora na execução do projeto de Deus. Nesse clima, nenhum pedido ficará sem resposta, nenhum esforço será inútil.

Por fim, a alegria do agricultor é ver a videira carregada de excelentes frutos. Justiça, direito, solidariedade, fraternidade e amor. A propósito, somos ramos desta videira? Que frutos estamos produzindo?