Notícias da paróquia › 05/03/2020

Vocacionado da Paróquia São Domingos ingressa no seminário

A Equipe Vocacional Paroquial (EVP), da paróquia São Domingos, se alegra com seu primeiro vocacionado Gabriel Morteu Teixeira, que no dia 26 de fevereiro, após ter concluído o Ensino Médio, parte pra um novo caminhar: morar no Seminário Menor São José, em Gravataí, onde fará o Propedêutico. Período este que é de estudos e discernimento com outros vocacionados de diversas paróquias e dioceses. É um momento de formação e de vivência numa comunidade, que não a sua casa.

COMIPA – Conselho Missionário Paroquial

Gabriel é fruto de observações e da escuta deste grupo de leigos que compõem a EVP. Estes rezam, motivam e trabalham em prol das vocações, sejam elas sacerdotais, religiosas ou leigas. Ele é um jovem engajado na comunidade, participa ativamente das missas, ajuda na coordenação de sua comunidade, Santo Antonio, do bairro São Jorge, atua também na liturgia e é membro do Conselho Missionário Paroquial (COMIPA). Já atuou como catequista e tem se mostrado um estudioso acerca do ser Igreja, além de participar dos grupos de jovens. É um entusiasta de tudo que se relaciona a Igreja.

Primeira visita da EVP à família

Em 2017 foi realizada uma visita a sua família, conversado com seus pais e assim feito o convite, que prontamente foi aceito. Em seguida começou a participar dos encontros diocesanos de vocacionados, chamado Kairós.

A família de Gabriel ao dizer “sim” a escolha, permitiu que ele refletisse acerca de sua vocação. Este apoio, certamente contribuiu para o amadurecimento de sua escolha de fazer esta experiência dentro da Igreja.

A coordenadora da EVP, Carmem Lúcia de Souza, sente-se realizada em ver que o trabalho da equipe alcançou este jovem e tem certeza que poderá alcançar outros. “Vimos o Gabriel crescer na fé, em sabedoria e atuar mais na sua comunidade, nas pastorais e movimentos da paróquia. Nossas orações, bem como nosso olhar atento aos jovens continuam. Certos de que Deus escolhe e capacita”, comemora.

Nesta primeira semana no seminário Gabriel diz estar alegre por estar naquele ambiente, dando continuidade ao discernimento vocacional e iniciando sua formação. “Está sendo ótimo viver esses primeiros dias em comunidade, com estudos, celebrações, e vivendo mais Jesus Cristo, através dos estudos da Sagrada Escritura, da liturgia, do mistério de Cristo e da própria vivência”, empolga-se.

A EVP pede orações às vocações e se coloca à disposição sempre do Gabriel e de sua família, bem como faz um convite a tantos outros jovens, para que, a exemplo dele possam experimentar, vivenciar e aprender mais sobre a Igreja, se disponibilizando a viver uma vida diferente, entregue a Deus e a comunidade.