Notícias da paróquia › 20/01/2021

Jovem fará discernimento vocacional em congregação religiosa

No domingo 17 de janeiro, a jovem Ana Rafaela Agliardi Pereira recebeu a benção de envio, na missa da Comunidade Sagrado Coração de Jesus, do bairro Igra. A jovem fará uma experiência junto à Congregação das Irmãs Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus, onde ingressará na primeira etapa de formação religiosa, que é o pré-postulado.

A jovem tem 19 anos, é filha de Genilda Sauber Agliardi Pereira e Antonio de Matos Pereira, tem dois irmãos, Jessica e Gabriel. Mora no bairro Jardim Eldorado, porém, participa da comunidade Sagrado Coração de Jesus.

Desde pequena participava das missa e do Grupo de Oração Mãe de Deus, com sua mãe. Foi coroinha de nossa paróquia dos oito aos 12 anos sob orientação da coordenadora Marilda Matos e do padre Ceverino Craco, pároco da época, “são pessoas que sempre me acolheram com carinho e nos incentivaram a estar na Igreja”, conta.

Sempre esteve engajada na comunidade, seja na Pastoral Juvenil Cleriana, na Escola Sagrado São Domingos, seja participando de retiros, como o Rejoc há dois anos ou do Grupo de Jovens 4S. Ela destaca que foi através deste grupo que ela percebeu que poderia ser jovem sem deixar de ser Igreja.

Desde muito pequena Ana Rafaela já sentia vontade de ser irmã, porém, em 2020 esta vontade foi aflorada. Com a pandemia uma nova irmã da Congregação das Irmãs Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus, veio auxiliar nos trabalhos da Escola Sagrado e, em junho do ano passado, estavam preparando lembrancinhas para a renovação dos votos e, a irmã Nilve Maria Lovatto, então, perguntou se as moças que estavam ali já tinham pensado em se tornarem irmãs. “Naquele momento eu lembrei que quando mais nova pedia muito a Deus para que um dia uma delas me chamassem”, lembra.

Ana Rafaela conta ainda que também teve conversas com a irmã Joice Guianchini aqui em Torres e foi acompanhada de longe pela irmã Juliana Zorzanello, que mora em Curitiba-PR, sendo que esta, sempre a estava questionando e ajudando sobre suas dúvidas, anseios e tudo o que estava passando. “em dezembro ela (irmã Juliana) fez os votos perpétuos (definitivos) onde consegui ir e acompanhar esse momento lindo. Nesses dias, que fiquei em Curitiba, conheci as meninas que estarão comigo nessa primeira etapa e entender melhor a vida das meninas que já estão na formação” relata.

A mãe Genilda Sauber Agliardi Pereira diz que por serem católicos, sempre procuraram incentivar os filhos a participarem da Igreja e que, neste momento estão com os corações aflitos com a partida da filha amada, mas veem que a vocação de Ana Rafaela é uma bênção de Deus. “No momento em que ela nos comunicou ficamos um pouco surpresos, pois era um desejo dela quando criança, mas depois não falou mais sobre o assunto. Estamos muito felizes, apesar de estarmos sofrendo, pois sabendo que ficaremos distante dela. Peço a Deus que a proteja e abençoe neste tempo de discernimento”, conta.

A coordenadora da Equipe Vocacional Paroquial São Domingos, Carmem Lucia de Souza Oliveira, conta que a paróquia tem um seminarista, o Gabriel Morteu Teixeira, que ingressará no Seminário Maior Rainha dos Apóstolos em Viamão neste ano, onde iniciará seus estudos em filosofia, e agora a Ana Rafaela, “fico muito feliz em ver os frutos de nossas orações e do nosso trabalho de animação vocacional. Continuaremos rezando por todas as vocações, em especial pelas religiosas e sacerdotais, pois a Igreja e o mundo precisam de mais humanidade e de santas pessoas, dispostas a se doarem pelos irmãos”, finaliza.