161º Retiro de Jovens com Cristo (REJOC)
Nos dias 04 a 06 de novembro aconteceu o 161º Retiro de Jovens com Cristo (REJOC) da Diocese de Osório, o último deste ano. Foi organizado e acolhido pela Paróquia São Domingos e participaram deste retiro, adolescentes, jovens e adultos, onde, além desta paróquia, foram convidados participantes de outras localidades.
A família REJOC (tratamento usado para quem já participou do retiro) celebra em 2022 seus 35 anos de retiros, e possui várias coordenações, e cada uma organiza o retiro da sua cidade. A coordenação de Torres, composta por vários movimentos, organizou o REJOC de número 161, o 8° da Paróquia São Domingos, e apesar de todos os desafios foi possível a participação de 77 encontristas. Pessoas restauradas e animadas pelo Espírito Santo, prontas para atuar na Igreja, em seus diversos movimentos, serviços e pastorais.
Desde sua fundação em 1987, o retiro apresenta Jesus Cristo àqueles que ainda não o conhecem, ou ainda não o sentiram como manifestação real em suas vidas. No início o retiro era apenas para jovens, porém, com o passar do tempo estes mesmos jovens começaram a perceber que seus pais e familiares adultos deveriam participar e assim, a família REJOC começou a acolher também adultos. O retiro tem uma abordagem totalmente centralizada em Jesus Cristo e apresenta Maria como mãe de toda a humanidade. Com uma linguagem própria para os adolescentes e jovens de cada época motiva-se a união familiar, oração e convívio comunitário, próprio da Igreja Católica.
O jovem Bernardo Souza de Oliveira conta que o REJOC é para todos que participam uma limpeza e uma porta que se abre, no caso dele, o levou de volta para a Igreja e seus irmãos.
Bernardo Souza de Oliveira
“O REJOC foi pra mim algo que eu nunca tinha experimentado na minha vida. Alguém como eu que já tinha se afastado do lado do Senhor, do lado de Maria, presenciei momentos que me fizeram voltar, eu tive experiências com Jesus, com o Messias, eu senti o Espírito Santo!” Comemora Bernardo.
A jovem Florence dos Santos Feijó, conta que dizer que o retiro foi uma experiência única não é suficiente, dizer que tem que ir para saber, é pouco. A experiência de participar transcende sua compreensão de fé, e percebeu que a fé precisa ser nutrida, cuidada, amparada, pois a vida não é fácil e que os problemas vem para derrubar as pessoas, e a fé que é capaz de levantar e fazer olhar pra frente.
Florence dos Santos Feijó
“Posso dizer que tive um reencontro comigo, uma cristã que não tinha o coração aberto para esse encontro, o tão falando “REJOC”, e foi lá que reencontrei a Florence, a filha, a irmã, a cristã, foi lá que entendi, e que ouvi meu amigo Jesus Cristo, e Ele me mostrou que tem planos para mim, foi lá que renovei minha fé”, conta a jovem.
O pai de família, Edson Luiz de Souza dos Santos, tem 34 anos e conta que tem um filho de um ano e oito meses, diz que aceitou o convite a participar do REJOC porque sentiu a necessidade de se encontrar com Cristo, pois, mesmo tendo uma família abençoada e ser rodeado por pessoas admiráveis não conseguia se sentir feliz por completo, que faltava algo.
Edson Luiz de Souza dos Santos
“Fui para o retiro e abri por completo meu coração. Estava realmente disposto a conhecer e receber Deus. Lá, encontrei-me com o Pai e pude entender que eu tinha tudo na minha vida, mas, ao mesmo tempo não tinha nada, porque não tinha Ele inteiramente comigo. Dizer sim para Cristo foi entender meu papel nesta vida, ver que a felicidade está em mim, que eu não preciso de um milagre, eu sou o milagre”, afirma Edson.
A coordenadora do REJOC em Torres, Sabrina Mariano Zeferino, juntamente com seu esposo Rodrigo Scandolara relatam que enfrentaram vários desafios, como perder a data e o local de realização do retiro, já agendados previamente. A coordenação, então saiu incansavelmente em busca de um bom lugar, doando seus finais de semana e várias noites em reuniões. E, principalmente tendo “confiança” Naquele que tem o REJOC em seu coração, Deus Pai. Pois, somente Ele consegue unir toda uma comunidade paroquial e diocesana, pertencentes ou não da família REJOC, para que o evento se realizasse.
Sabrina Mariano Zeferino
“Queremos aproveitar para agradecer a todos que ajudaram para que esse retiro acontecesse. Todos os patrocinadores, as paróquias vizinhas São José Operário e Nossa Senhora dos Navegantes, que investiram nesses cursistas e acreditaram nesta missão. A partir de agora nosso trabalho será para manter a chama acesa e incluí-los nos movimentos e pastorais da nossa Igreja!” Finaliza a coordenadora.








Matéria: Pascom Paróquia São Domingos
Fotos: Rejoc
Conteúdo relacionado
Horário de Missas
Rádio Maristela
Mensagem do Pároco

“IDE E FAZEI DISCIPULOS MEUS…”
Vídeos
Homenagem ao diácono Arnaldo
Nossas Comunidades

Comunidade Sagrada Família – Bairro Praia Itapeva Sul

Comunidade Nossa Senhora dos Navegantes – Bairro Praia Real

Comunidade Sagrado Coração de Jesus – Bairro Praia Recreio

Comunidade Santo Antônio – Bairro Praia Estrela do Mar

Comunidade Nossa Senhora Aparecida – Bairro Praia Itapeva Norte

Comunidade São João Batista – Bairro Getúlio Vargas

Comunidade Nossa Senhora Aparecida – Bairro Praia Paraíso

Comunidade Nossa Senhora da Conceição – Bairro Guarita

Comunidade São Pedro de Alcântara – Bairro Águas Claras

Comunidade São Francisco de Assis – Bairro São Francisco

Comunidade Santa Rita de Cássia – Bairro Faxinal

Comunidade Nossa Senhora das Dores – Bairro Stan

Comunidade Sagrado Coração de Jesus – Bairro Igra

Comunidade São Sebastião – Bairro Jardim Eldorado

Comunidade Santo Antônio – Bairro São Jorge
