A Voz do Pastor › 25/06/2020

A pesquisa de Jesus

No Evangelho deste final de semana (Mt 16, 13-19), festa de São Pedro e São Paulo, Jesus faz uma pesquisa de opinião a seu respeito: “Quem dizem os homens que eu sou? ”

Ele leva seus discípulos para Cesaréia de Filipe, longe de Jerusalém, o centro do poder político, econômico e ideológico. Cesaréia de Filipe é uma espécie de “periferia”. O relato tem dois momentos. No primeiro, Jesus pergunta aos discípulos o que as pessoas dizem a respeito dele. A resposta revela a diversidade de opiniões, todas insuficientes para responder à pergunta: “Quem é Jesus? ” Ele é visto como simples precursor dos tempos messiânicos. No segundo momento, Jesus interpela diretamente os discípulos que haviam visto sua luta para implantar a justiça do Reino: “Para vocês, quem sou eu? ”. A resposta de Pedro mostra quem é Jesus: o Messias (Cristo), o Filho do Deus vivo.

Essa resposta é um dos pontos altos do Evangelho de Mateus. Jesus é a realização das expectativas messiânicas, o portador da justiça que cria sociedade e história novas. Ele supera, portanto, a barreira do velho e introduz a novidade. O reconhecimento de Jesus não é fruto de especulação ou de teorias sobre ele, e sim de vivência do seu projeto. É com pessoas que o confessam, como Pedro, que nasce a comunidade. O Mestre não é do jeito que nós imaginamos, pelo contrário, quer que nós sejamos do jeito que ele é. Ele vem realizar o projeto de Deus num contexto de conflitos e violência, passando pela morte e vencendo-a. Seu messianismo é uma luta constante em favor da justiça do Reino e contra as injustiças que promovem a morte. Assim o cristianismo é prolongamento da ação de Cristo que promove a justiça e a torna possível.

O poder de Jesus é um poder que comunica vida. Sua prática o demonstra. Seu nome o comprova. Ora, ele quer como seus colaboradores aqueles que estão dispostos a confessá-lo, pois com base nesse testemunho é que nasce a comunidade de Cristo. A propósito, confessamos Jesus Cristo como Messias? O que estamos fazendo para prolongar suas ações?

Leonir Alves