A Voz do Pastor › 04/07/2019

Seguir e anunciar os valores do reino

No evangelho deste final de semana (Lc 10,1-9), Jesus está a caminho de Jerusalém. Trata-se do caminho de Jesus para a libertação. Em Jerusalém irá dar a vida, e de Jerusalém nascerá a Igreja (cf. Atos dos Apóstolos), sob o impulso do mesmo Espírito que esteve nele (cf. Lc 4,18). O caminho de libertação de Jesus requer a colaboração dos discípulos.

Ao longo da viagem para Jerusalém, as pessoas vão se definindo a favor ou contra o processo de libertação, aderindo a Jesus ou fazendo parte do grupo que o rejeita e mata. O Senhor escolhe setenta e dois discípulos os envia, dois a dois, na sua frente, para toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir.

O número é simbólico, e quer dizer que todos são convocados a tomar parte na tarefa de anunciar a presença de Jesus. Ele precisa de precursores que anunciem não a si próprios, mas aquele que os enviou.

Os discípulos de Jesus são pessoas que rezam porque percebem a urgência do projeto de Deus numa realidade conflituosa. São despojados de bens materiais, anunciadores da paz, sem visar lucros. Buscam sempre a inclusão dos marginalizados sem se preocupar em agradar a sociedade que não aceita o projeto de vida e liberdade pra todos.

Jesus chama! Jesus convida! “A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos”. Que resposta estamos dando ao chamado que Ele nos faz? Estamos a favor ou contra o seu projeto de vida e libertação?

Leonir Alves