A Voz do Pastor › 10/10/2018

Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil

Doze de outubro, festa de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. Com toda certeza, a maior devoção a Maria, em nosso país. Uma linda história que começou simples e pequena, com três pobres pescadores, que tinham a missão de conseguir peixe para receber a visita do governador daquela região. Os pescadores Domingos Garcia, Filipe Pedroso e João Alves lançaram as suas redes no rio Paraíba do Sul. Depois de muitas tentativas infrutíferas, descendo o curso do rio chegaram a Porto Itaguaçu, a 12 de outubro. Já sem esperança, João Alves lançou a sua rede nas águas e apanhou o corpo de uma imagem de Nossa Senhora da Conceição sem a cabeça. Em nova tentativa apanhou a cabeça da imagem. Envolveram o achado em um lenço. Daí em diante, os peixes chegaram em abundância para os três humildes pescadores.

Durante quinze anos a imagem permaneceu na residência de Filipe Pedroso, onde as pessoas da vizinhança se reuniam para orar. A devoção foi crescendo entre o povo da região e muitas graças foram alcançadas por aqueles que oravam diante da imagem. A família construiu um oratório no Porto de Itaguaçu, que logo se mostrou pequeno. Por volta de 1734, o vigário de Guaratinguetá construiu uma capela e em 1834 foi iniciada a construção de uma igreja maior (a atual Basílica Velha) para acomodar e receber os fiéis que aumentavam, sendo solenemente inaugurada e benzida em 8 de dezembro de 1888.

Em 17 de dezembro de 1928, a vila que se formara ao redor da igreja no alto do Morro dos Coqueiros tornou-se Município, vindo a se chamar Aparecida, em homenagem a Nossa Senhora, que fora responsável pela criação da cidade. Nossa Senhora da Conceição Aparecida, foi proclamada Rainha do Brasil e sua Padroeira Oficial em 16 de julho de 1930, por decreto do Papa Pio XI. Em 4 de julho de 1980 o papa João Paulo II, em sua histórica visita ao Brasil, consagrou a Basílica Nova de Nossa Senhora Aparecida, o maior santuário mariano do mundo.

A programação aqui em Torres conta com Procissão saindo da Prainha as 10h indo até a Igreja Santa Luzia, onde teremos a missa e após almoço no Salão Paroquial em prol das vocações. Também teremos missa na Igreja São Domingos às 18h.

leoniralves@radiomaristela.com.br