A Voz do Pastor › 20/06/2020

Não tenhais medo!

O Evangelho deste final de semana (Mt 10,26-33) 12º Domingo do Tempo Comum, traz uma mensagem forte de ânimo e coragem para todos os anunciadores do Evangelho.

Para entendermos o trecho que a liturgia nos propõe, é importante termos presente, que o Evangelho de Mateus nasceu de uma comunidade que já tinha experimentado a perseguição e violência por causa do Evangelho. Para eles a lógica era esta: Se aconteceu com Jesus, acontecerá também com os seus discípulos. Mas a pergunta que começam a se fazer, é se não existe uma outra forma de viver o Evangelho sem passar pela perseguição, rejeição e violência?

Assim entendemos, porque Mateus salienta essas palavras de Jesus: “Não tenhais medo daqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma”, ou seja, coragem, animo, força apesar das dificuldades. A fidelidade ao projeto de Jesus é maior que a própria vida, pois Ele mesmo venceu a morte para que tivéssemos mais vida. Em seguida, mostra a grandiosidade do amor e do zelo de Deus para conosco, cuidando de cada detalhe de nossa vida. “Quanto a vós, até os cabelos de vossa cabeça estão todos contados”.

O teólogo José Antônio Pagola, nos diz que a superação do medo não é só uma questão de boa vontade. O ser humano precisa encontrar uma esperança definitiva e uma força que dê sentido a sua luta diária. Precisa descobrir uma razão para viver, uma confiança para morrer. A fé é, antes de tudo, força contra todo medo e coragem pra continuar crendo no futuro do ser humano, a partir de um compromisso humilde e a partir de uma confiança ilimitada no Pai de todos.

Por isso não há necessidade de ter medo. Ele cuida, ama e protege. E está sempre presente em nossa vida, nos animando e encorajando para darmos testemunho do seu nome e do seu projeto de vida e vida em plenitude. A propósito, temos coragem de anunciar Jesus Cristo em nossas relações de família, trabalho, vizinhos? Ou temos vergonha de dizer que rezamos e vamos a Igreja?

Leonir Alves