A Voz do Pastor › 14/10/2023

ESTAMOS PREPARADOS PARA A “FESTA”?

O Evangelho deste final de semana 28º domingo do tempo comum (Mt 22,1-14) traz a proposta de salvação oferecida a todos os povos.

Todos são chamados a ingressar na nova aliança realizada em Jesus, mas a resposta a esse convite nem sempre é positiva ou adequada, como se percebe nas atitudes dos candidatos. Há quem recuse o convite apesar de nada ter sido exigido, mas, ao contrário, tudo é oferecido. Essa atitude significa a rejeição ao amor e à gratuidade de Deus, muito comum na sociedade atual.

Muitos cristãos querem viver a fé superficialmente, buscando apenas usufruir do que a religião possa lhes oferecer por aquele momento. Uma vez satisfeita sua “necessidade”, esquecem-se de Deus. São pessoas que não têm vínculo real com a fé e suas exigências.

O convite a participar do banquete da nova aliança é feito a todos, sem distinções. Mas a adesão a Cristo requer uma resposta radical, que envolva a totalidade da vida. E nem todos estão dispostos a mudar sua “veste”. É por isso que “muitos são chamados, e poucos são escolhidos”: isso significa que o número dos que entraram na aliança é inferior ao dos chamados, por causa da superficialidade da resposta ao convite de Deus.

Que “veste” estamos usando? Estamos preparados para a “festa”?