A Voz do Pastor › 14/12/2021

A ALEGRIA DE SERVIR

No evangelho deste final de semana, (Lc 1,39-45), quarto domingo do advento, temos a visita de Maria a Isabel. A cena mostra o encontro de duas mães agraciadas com o dom da fecundidade e da vida. Isabel, além de idosa, era estéril; Maria não teve relações com nenhum homem. O trecho mostra também o encontro de duas crianças, o Precursor e o Salvador, sob o dinamismo do Espírito Santo.

Jesus fora concebido por obra do Espírito; João Batista exulta no seio de Isabel, que, cheia do Espírito Santo, proclama Maria bendita e bem-aventurada. Bendita porque missionária; bem-aventurada porque crê na palavra do Senhor. Simplesmente discípula, serva do Senhor e servidora do povo. As palavras de Isabel a Maria se inspira nos elogios das mulheres libertadoras do Antigo Testamento: Jael (“Que Jael seja bendita entre as mulheres”, Jz 5,24) e Judite (“Ó filha, bendita sejas para Deus altíssimo, mais que todas as mulheres da terra”, Jt 13,18). Abraão, pai dos que creem, também é bendito (cf. Gn 12,2-3). Isabel proclama Maria bendita, ou seja, abençoada.

A expressão de alegria de Isabel ao acolher Maria “Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar?” recorda o espanto de Davi ao acolher a Arca: “Como virá a Arca de Javé para ficar na minha casa?” (2Sm 6,9). Com base nesse paralelismo, a mariologia tradicional vê em Maria a arca da nova aliança, por ser ela a mãe do menino chamado Santo, Filho de Deus. A exultação de João no seio de Isabel é a alegria do povo de Deus pela vinda do Messias.

Com esse fato, Lucas quis registrar a realização das expectativas messiânicas: a misericórdia de Deus se revela agora em Jesus, que vem para salvar. O elogio de Isabel a Maria vai além da maternidade física. A bem-aventurança de Maria é ter acreditado que as coisas ditas pelo Senhor iriam se cumprir. Isso está em perfeita sintonia com o Evangelho de Lucas, em que ela aparece como modelo do discípulo. O próprio Jesus afirma haver uma bem-aventurança que supera a da maternidade física: “Felizes, antes, os que ouvem a palavra de Deus e a observam”. Maria, a escrava do Senhor, merece a bem-aventurança dos ouvintes cristãos aos quais Lucas, chama de servos e servas do Senhor.