A Voz do Pastor › 26/05/2021

SANTÍSSIMA TRINDADE: A COMUNIDADE PERFEITA

O Evangelho deste final de semana, festa da Santíssima Trindade (Mt 28,16-20) é a conclusão do Evangelho de Mateus, e apresenta o mandato de Jesus aos discípulos: “ide e fazei todos discípulos meus, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”.

O relato começa falando dos onze discípulos que se dirigem à Galileia, ao monte que Jesus havia indicado. É o lugar do testemunho e ação da comunidade cristã. O monte é o das tentações, o da transfiguração, mas sobretudo o monte sobre o qual Jesus anunciou seu programa missionário: o monte das bem-aventuranças. Agindo assim, a comunidade se torna autêntica discípula. Identifica-se com Jesus e seu projeto.  Agora, ressuscitado, Jesus, possui “toda autoridade no céu e sobre a terra” e entrega este poder à comunidade cristã: “Vão e façam que todos os povos se tornem meus discípulos”.

A Galileia é o ponto de partida, e a meta é fazer que o projeto de Deus alcance a todos, tornando-os povo de Deus e realizando assim a promessa feita a Abraão. O botão que acende a luz do projeto de Deus é a prática da justiça, pois é assim que Jesus se apresenta no começo do Evangelho de Mateus: “Devemos cumprir toda a justiça”.

Os meios para fazer que todos os povos se tornem discípulos de Jesus, isto é, capazes de uma prática de justiça que realize o Reino, são dois: o batismo em nome da Trindade e a catequese que visa à observância de tudo o que Jesus ensinou.

O Evangelho termina com uma promessa: “Eis que eu estarei com vocês todos os dias, até o fim do mundo”. Mateus havia iniciado o evangelho apresentando Jesus como o Emanuel, o Deus-conosco e o conclui, mostrando-o continuamente vivo e presente na vida da comunidade.

Jesus não se afasta do mundo; pelo contrário, firma sua indestrutível presença na história, ao mesmo tempo história de Deus e dos homens a serviço da justiça que traz o Reino para dentro da nossa caminhada. A propósito, estamos cumprindo o mandato de Jesus? E nossa vida em comunidade, segue o modelo da Santíssima Trindade?