Paróquia São Domingos

Diocese
Menu
Paróquia São Domingos
Paróquia São Domingos

Rua Firmino Paim, 400 - Torres - RS

A Voz do Pastor › 03/10/2019

Quem tem fé faz

No evangelho deste final de semana, (Lc 17,5-10) 27º domingo do tempo comum, temos uma inquietante pergunta: Senhor aumenta-nos a fé? A resposta de Jesus vem com duas parábolas.

A primeira diz que a “fé pode até ser do tamanho de uma semente de mostarda”. Os apóstolos pedem a Jesus que aumente a fé deles. A interpretação desse texto nos ensina que a fé, por menor que seja, assim como uma pequenina semente de mostarda, pode realizar maravilhas, até mesmo exigir que uma amoreira se replante no mar. Viver a fé em tempos modernos é um desafio para nós. Somos senhores de muitos poderes e de nós mesmos. A fé é muito mais que uma boa obra ou uma dimensão psicológica de nossa existência. Ela é um colocar em Deus, que é amor que nos redime e nos impulsiona a viver na integridade das relações. Fé não é questão de quantidade, mas de qualidade.

Na segunda parábola temos “a fé é como serviço”. Na sequência da fé comparada à semente de mostarda, Jesus, fazendo uso de uma situação não muito peculiar aos apóstolos, a de um patrão que tem um empregado que o serve sem se perguntar o porquê de sua atitude, ensina que é simplesmente fazer o que se tem que fazer. Quem tem fé faz. Isso basta. As obras são consequências de nossa fé em Deus que tudo pode. E se Deus tudo pode, eu também posso, com a minha fé, realizar grandes obras. O serviço é uma dimensão da fé.

A propósito, podemos dizer que temos fé?

 

 

MÊS MISSIONÁRIO EXTRAORDINÁRIO – No mês de outubro a Igreja dá atenção especial às missões. Todos os batizados são missionários, pois o batismo nos caracteriza como cristãos: discípulos e missionários de Jesus. E neste ano, o Papa Francisco nos convida a fazermos do mês de outubro, o mês missionário extraordinário. Somos convidados a rezar e a refletir por todos aqueles que deixam sua casa, família, pátria e vão para terras distantes anunciar o Evangelho. Mas podemos também ser missionários na nossa família, na nossa rua, no nosso trabalho, nos grupos de famílias e em todos os ambientes que estivermos.

 

Pe. Leonir Alves

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

Horário de Missas

Santa Luzia
Quarta-feira 19h
Sábado 18h
Domingo: 9h e 18h
São Domingos
Quinta-feira 18h
Sábado: 17h
Domingo: 7h30min

Rádio Maristela


Mensagem do Pároco

Vídeos

Homenagem ao Padre

Nossas Comunidades