Paróquia São Domingos

Diocese
Menu
Paróquia São Domingos
Paróquia São Domingos

Rua Firmino Paim, 400 - Torres - RS

Notícias da paróquia › 23/10/2018

Paróquia São Domingos realiza retiro e colação para novos ministros extraordinários da comunhão

A paróquia São Domingos realizou no último domingo (21/10), o retiro para ministros extraordinários da comunhão e candidatos a tal ministério. O encontro aconteceu na praia Rosa do Mar, e foi assessorado pelos seminaristas Fabrício Raupp e Adriano Bitencourt.

Ao longo do ano, leigos e leigas foram indicados pela comunidade e convidados pelo Pároco, Leonir Alves, ao ministério extraordinário da comunhão. Cerca de nove encontros de formação aconteceram, nos quais os candidatos ao ministério, assim como os ministros já instituídos, tiveram a oportunidade de se capacitar, auxiliados pelos assessores convidados.

Segundo o seminarista Adriano que coordena os ministros nesta ano na Paróquia, “Toda caminhada exige uma parada para renovar as forças, e na caminhada de fé não é diferente. Pensando nesta necessidade, a coordenação dos ministros apresentou a proposta do retiro à eles como ponto culminante desse ciclo de formações.”

O dia iniciou propondo uma reflexão sobre o “perfil do ministro”, analisando assim o que faz, e o que não faz parte deste perfil. Iluminados pelo texto de João 6, 52-59, foi realizado um momento de deserto, para que sozinhos pudessem pensar sobre a caminhada junto ao ministério.
Ainda na parte da manhã, houve a celebração da Ceia Pascal, fazendo memória da tradição judaica presente nos ritos católicos.

O encontro seguiu na parte da tarde abordando, por meio de dinâmicas, a importância do trabalho em equipe. Logo após, aproveitando o espaço da casa de retiro e o dia lindo que fez, os ministros foram divididos em quatro grupos no pátio. Nesses grupos, conversaram sobre o que entendem por “espiritualidade”, introduzindo assim, a temática “espiritualidade do ministro”, que teve como seu ponto máximo a adoração ao Santíssimo Sacramento, Jesus Eucarístico.

O retiro foi finalizado com a Santa Missa na Igreja Santa Luzia, às 18:00h. Foi um momento de extrema importância, tanto para a comunidade, quanto para aqueles que foram instituídos ministros, juntamente com os que renovaram os compromissos pastorais.

Durante essa caminhada, alguns ministros decidiram deixar o ministério para seguir servindo em outras frentes, e também, para dar espaço aos novos que estão chegando.

A Paróquia São Domingos agradece a todas as pessoas que se doaram ao longo dos anos para este ministério, e a todos que ajudaram para que o retiro e colação dos novos ministros fosse um momento marcante na caminhada de fé de cada um.

Horário de Missas

Sineiro

Rádio Maristela


Mensagem do Pároco

Vídeos

Homenagem ao diácono Arnaldo

Nossas Comunidades