Notícias da paróquia › 09/08/2023

197ª Festa de São Domingos agradece a comunidade

Após 74 dias, as festividades do padroeiro de Torres, São Domingos, se encerrou com uma missa de ação de graças, presidida pelo pároco Pe. Leonir Alves e concelebrada pelo vigário Pe. Almo Köhler, que foi realizada na igreja matriz, nesta terça-feira (08) às 19h e contou com a presença dos festeiros da 197ª festa de São Domingos e um grande numero de fiéis.

Desde 2022 a equipe administrativa paroquial e os festeiros começaram a pensar cada detalhe e atividades a serem realizadas para a 197ª festa. Esta teve início em 21 de maio de 2023 com o início da peregrinação da imagem do santo padroeiro na comunidade Santa Rita de Cássia, passando por todas as 16 comunidades da paróquia, além da Escola Sagrado São Domingos e Hospital Nossa Senhora dos Navegantes.

Para esta festa foi pensado e realizado, além de todas as celebrações religiosas, a quarta edição da rifa do automóvel zero Km, o bingo , a procissão motorizada, o almoço da festa, a rainha e princesas, o chá vocacional e o passeio ciclístico.

A festa teve seu ápice entre os dias 02 a 08 de agosto, pois foram nestes dias que foram celebrados o tríduo, a missa jovem, a missa de apresentação dos novos festeiros e a missa de encerramento.
Para o tríduo e missa jovem, foram convidados padres de outras paróquias, onde estes, trabalharam o lema da festa “Ajudai-nos, São Domingos, a viver a vocação como graça e missão.” com enfase no mês vocacional.

Na primeira noite do tríduo esteve presente o pároco da paróquia São José de Três Cachoeiras e referencial diocesano da animação vocacional, Pe. Ederson de Oliveira. Na quinta-feira, foi a tradicional Missa Crioula pelo pároco Pe. Leonir Alves. Na terceira noite o referencial diocesano do dízimo e da renovação carismática católica, Pe Ozeias Vieira dos Santos, pároco da paróquia São José Operário, de Vila São João e no sábado, o referencial diocesano do setor juventude e diretor espiritual do movimento de Emaús, e pároco da paróquia Nossa Senhora do Amparo de Dom Pedro de Alcântara, Pe Edivan Machado , com a colocação dos últimos corações no banner da festa de São Domingos, assim completando todos as pastorais e movimentos.

No domingo da festa as comunidades se encontraram no Parque de Balonismo, com as imagens de seus santos padroeiros, para início da procissão motorizada. Passaram pelas ruas centrais da cidade de Torres e receberam a bênção dos veículos em frente a igreja São Domingos. Após se dirigiram a igreja Santa Luzia, onde aconteceu a missa festiva.

O pároco padre Leonir Alves, em sua homilia, falou da alegria de estar em uma paróquia com tantos dons disponibilizados à Igreja e que há oito anos vem celebrando a Festa de São Domingos nesta modalidade de peregrinação nas comunidades.

“Nossa festa foi especial pois contou com o envolvimento e participação de muitas pessoas. Nosso povo acolheu o convite do tema da festa: “Ajudai-nos, São Domingos, a viver a vocação como graça e missão.” Ainda temos nosso passeio ciclístico que deve acontecer no sábado 12/08. E já estamos pensando na 198ª festa que vai acontecer em 2024”, finaliza o pároco.

Confira alguns momentos da festa através das fotos dos agentes da PASCOM da paróquia.

PASCOM – Pastoral da Comunicação
Paróquia São Domingos – Torres/RS