A Voz do Pastor › 20/08/2020

Quem é Jesus?

O Evangelho deste final de semana (Mt 16, 13-19) 21o Domingo do Tempo Comum, nos questiona: Quem é Jesus?

O relato começa dizendo que Jesus levou seus discípulos para Cesárea de Felipe, ou seja, sai do centro e vai para a periferia. Por que será? Talvez porque o questionamento que Ele fará seja mais difícil de ser respondido estando no centro do poder político, econômico e religioso. A pergunta começa longe. “Quem dizem os homens ser o Filho do Homem”? Parece que Jesus está fazendo uma pesquisa, sobre o que o povo pensa dele. Mas em seguida esta é direta aos discípulos. “E vós, quem dizeis que eu sou?”

Como na grande maioria dos relatos bíblicos, Pedro é o primeiro a responder: “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo”. Jesus elogia Pedro pela clareza da resposta e testemunho de fé. Em função disso, entrega a ele a missão de coordenar a comunidade que está sendo construída, dando-lhe poder de ligar e desligar. “Eu te darei as chaves do reino dos céus, tudo que ligares na terra será ligado nos céus e tudo que desligares na terra será desligado nos céus”.

É a confirmação da unidade da Igreja em torno de Pedro, o primeiro papa e a partir dele sucessivamente, até os dias de hoje com o Papa Francisco. É a riqueza de nossa igreja que está unida a Jesus Cristo, Pedro e todos os papas que o sucederam. A pergunta de Jesus é direcionada a cada um de nós: “E vós quem dizeis que eu sou”?

A propósito, somos capazes de reconhecer, anunciar e testemunhar Jesus Cristo ou temos vergonha e medo de dizer que somos cristãos?

LEIGOS, A FORÇA VIVA DA IGREJA – Dentro do mês vocacional, neste final de semana lembramos das vocações leigas. Pelo batismo, passamos a fazer parte de uma família maior, onde cada um é convidado a fazer a sua parte em favor do todo. Os leigos, cada vez mais assumem seu papel de protagonistas de uma Igreja viva, atuante e eficaz. Parabéns a todos que se doam em favor da comunidade Igreja!