A Voz do Pastor › 09/12/2021

O QUE DEVEMOS FAZER?

No evangelho deste final de semana, (Lc 3,10-18), terceiro domingo do advento, temos João Batista preparando o povo para a vinda do Senhor. A nova história e a nova sociedade nascem da pregação de João e recebem pleno acabamento na prática de Jesus.

João está no deserto, onde batiza com batismo de conversão os que vão a ele. O batismo quer situar as pessoas diante do julgamento de Deus, e esse julgamento exige renovação total. Nesse sentido, converter-se para acolher o Messias é mudar as relações entre as pessoas, pois os parâmetros da “história oficial” não servem para que as pessoas possam aderir à novidade que está para chegar.

Por três vezes encontramos, no texto esta pergunta: “O que devemos fazer?”. João responde, em primeiro lugar, ao povo. Para construir a nova história, é necessário partilhar: “Quem tiver duas túnicas, dê uma a quem não tem; e quem tiver comida faça o mesmo”. Note-se que não se trata de esmola: quem tem duas túnicas reparte pela metade o que possui, dando uma a quem não tem. João mostra assim como surge a nova sociedade e a nova história, completamente diferente da “história oficial”, baseada na ganância e no acúmulo de bens em detrimento dos desfavorecidos.

Os cobradores de impostos também se apresentam a João com a mesma pergunta: “Que devemos fazer?” A resposta de João mostra qual é o segundo requisito fundamental para entrar na nova sociedade: “Vocês não devem cobrar mais do que a taxa estabelecida”.

O terceiro grupo de pessoas que se apresentam a João são os soldados de Herodes Antipas, que acompanhavam os cobradores de impostos. A estes João dá esta ordem: “Não tomem pela força o dinheiro de ninguém nem façam acusações falsas: fiquem contentes com o seu soldo!” Os abusos de poder não levam a construir sociedade e história novas.

O programa de vida apresentado na pregação de João suscitou expectativas messiânicas no povo, que se pergunta se o Batista não seria o Messias. A resposta de João o identifica como precursor da grande novidade. Ele é o que prepara a comunidade para o encontro com Jesus. É ele quem vai realizar, com o povo que o segue, a nova história e a nova sociedade.

A propósito, como está nossa preparação para o natal?