Notícias da paróquia › 10/08/2020

As comemorações da 194ª Festa de São Domingos chegam ao fim

Foi celebrado no último domingo, 9 de agosto, o encerramento da 194ª Festa de São Domingos, este, que além de ser padroeiro da paróquia, também é padroeiro de Torres. A programação da festa teve início ainda em 2019, com reunião entre equipe administrativa paroquial e os festeiros.

O início oficial da festa deste ano foi feito em dezembro do ano passado, com o lançamento da rifa do automóvel, dando início a temporada de venda nas missas de verão. Porém, em março, devido a pandemia coronavírus, tudo teve que ser repensado e uma nova programação foi organizada. Todas as atividades religiosas nas comunidades, eventos e a rifa tiveram que ser cancelados ou adiados.

Neste momento, todos se questionavam acerca de quais ações a serem realizadas, mediante os decretos estaduais e municipais. Porém, era unânime o pensamento de que era necessário seguir, como povo caminhante de Deus, como povo atento ao que estava acontecendo no mundo, no Brasil e na paróquia. Era necessário dar um próximo passo.

A primeira decisão, foi a certeza de que as celebrações com as comunidades deveriam acontecer e, já que a peregrinação de São Domingos não poderia ir até as comunidades, optou-se em traze-las para celebrar e assessorarem a liturgia na Igreja Santa Luzia, já que todas as missas, nesse tempo de pandemia são celebradas nesta igreja. Desta forma, no dia 17 de maio, houve a primeira visita ao nosso padroeiro com a comunidade Santa Rita de Cássia, do bairro Faxinal. E no decorrer destes três meses, as 17 comunidades tiveram a oportunidade de celebrarem a festa do padroeiro. Houve ainda a visita da Escola Sagrado São Domingos, Hospital Nossa Senhora dos Navegantes e Lar dos Idosos.

Os demais eventos festivos não aconteceram da forma que foram pensadas, por isso, o bingo, o jantar, a rifa, o passeio ciclístico e a própria festa tiveram que ser transferidos para o ano de 2021, seguindo com os mesmos festeiros de 2020, pois, prontamente aceitaram continuar nesta missão. Porém, foi realizado o almoço, onde era possível buscar a refeição no Salão Paroquial e levar para casa, foram servidas 1.000 refeições.

A coordenadora do Conselho Paroquial de Pastoral (CPP), Cátia Biff Ronconi, ressalta que a paróquia São Domingos é viva e é missionária. “Incansável em levar o melhor a todos que ficaram em suas casas e não puderam estar presentes na igreja, no entanto, foi possível oportunizar a oração em uma nova modalidade: a distância e virtual” disse.

Ela ainda conta que é preciso um agradecimento especial. “Cabe registrar o nosso agradecimento a todas as comunidades que aqui estiveram, movimentos, pastorais e grupo que ajudaram e fazem parte desta história que foi muito diferente, mas não menos especial. Que São Domingos interceda, junto a Jesus Cristo, por nossa paróquia, nos traga proteção, saúde, coragem, compaixão, fé e que continue a nos iluminar”, finaliza.

Festeiros de 2020 continuarão em 2021

A festeira Marisete Schardosim Selau e o seu esposo Juarez, contam que serem festeiros de São Domingos foi para eles um desafio muito grande. “Existiam muitas preocupações, inseguranças e até medo de não corresponderem as expectativas, porém, em um ano em que tudo foi diferente, Deus que é maravilhoso, cuida de tudo. Continuamos como festeiros para 2021 por que queremos vivenciar todas as experiências não vividas neste ano, e temos certeza que Deus nos fortaleceu ainda mais para continuarmos servindo a nossa Igreja”, ressaltam.

​O coordenador da Equipe Administrativa Paroquial, José Caetano Pinho, relata que muitos eram os desafios, pois esta nova equipe assumiu em dezembro de 2019, praticamente todos os membros não tinham experiência neste tipo de atividade paroquial, porém, o grupo não teve medo dos desafios, compreendeu e venceu a frustração de não poderem executar tudo que se tinha programado. Somos um grupo que saímos fortalecidos e mais unidos desta festa, sabemos que nossa paróquia e seu povo merecem o melhor, pois somos missionários em todos os momentos, inclusive na parte administrativa e organizacional”, afirma.