Notícias da paróquia › 11/01/2019

Movimento de casais e família realizarão atividades com a Pastoral Carcerária

Na noite da última quarta-feira, dia 9 de janeiro, os movimentos relacionados a casais e família, Movimento de Cursilhos, Renovação Carismática, Movimento de Casais Jovens e Bom Pastor, se encontraram com a Pastoral Carcerária Paroquial, com o objetivo de colocar em prática a IV Urgência do Plano de Pastoral Paroquial: Igreja a serviço da vida plena para todos, no qual diz que estes movimentos juntamente a esta pastoral, promoverão visitas e/ou celebrações ao Presídio Estadual Feminino de Torres.
A Pastoral Carcerária em nossa paróquia iniciou há 20 anos com o Pe Adelino Baungartner, e também com Vanilda Reus e José Arino Machado. Hoje, o Pe Almo Kohler é que despende total dedicação à pastoral com outras quatro agentes, que realizam visitação semanal ao presídio, onde acolhem as apenadas com carinho e atenção, fazem orações e celebrações em datas comemorativas, como Dia das Mães, Páscoa, Dia das Crianças e Natal. Os agentes também são articuladores juntos às famílias das apenadas e autoridades, mas a escuta a essas mulheres é o que mais dá satisfação em contribuir com esta missão.
Na reunião, o vigário paroquial Pe Almo falou sobre a dificuldade de encontrar voluntários a integrarem esta pastoral, devido ao preconceito. “Com esta iniciativa dos movimentos trabalharem juntos nesta causa e cada coordenação incentivar seus membros, podemos então vencer a barreira do preconceito e levar esperança a essas irmãs”, relata.
A coordenadora da Pastoral Paroquial Iara Maria de Carvalho, que também é coordenadora diocesana manifestou gratidão pelo apoio dos movimentos, afirmando que juntos será possível obter mais agentes. “Essa iniciativa dos movimentos fez aumentar nossa esperança nessa missão de ver os aprisionados como filhos e filhas de Deus, pois é Cristo ali presente, atrás das grades, desfigurado pelo pecado”, ressalta.
O leigo Fabiano Silveira de Oliveira, que hoje está junto à coordenação do Movimento de Cursilhos conta que dentre todas as urgências programadas no Plano de Pastoral Paroquial para 2017-2020, faltava apenas esta ação para que os movimentos cumprissem aquilo que se propuseram fazer. “Ao nos avaliarmos na Assembléia Paroquial de 2018, percebemos que muito foi feito, muitas atividades como o Retiro Paroquial e o Estudo à Iniciação a Vida Cristã foram realizados em união entre os movimentos, fazendo-nos crer que essa articulação junto a Pastoral Carcerária será um sucesso”, finaliza.