A Voz do Pastor › 09/02/2022

FELIZES OS QUE CONSTROEM SUA VIDA EM DEUS

No Evangelho deste final de semana, (Lc 6, 17.20-26), sexto domingo do tempo comum, temos o chamado sermão da planície. O versículo 17, início do texto deste final de semana, fala dos discípulos e das multidões de israelitas e de não israelitas, sofredores vindos de toda parte: doentes e atormentados por espíritos impuros, que procuravam cura. Essas doenças e tormentos de espíritos impuros (doenças mal conhecidas ou de ordem psicológica) eram consequência da situação miserável em que a maioria da população vivia; da fome, das dívidas e das situações sem perspectiva que atormentavam a quase todos. A atração exercida por Jesus, a esperança que ele transmitia eram tais, que todos queriam pelo menos tocar nele. As multidões sofredoras que procuram em Jesus uma saída, uma esperança, uma perspectiva melhor para suas vidas são o pano de fundo do que vem a seguir.
As bênçãos de Jesus se dirigem diretamente aos discípulos e aos sofredores que lhes estão próximos. A bênção dos pobres é o reino de Deus já no presente. Os próprios sofredores serão os sujeitos da transformação, os promotores do reinado de Deus. As maldições estão no sentido oposto ao das bênçãos: ai dos ricos, dos fartos, dos que vivem rindo, dos aplaudidos por todos. Vocês ricos, diz Jesus, já receberam seu conforto; Vocês que estão fartos vão passar fome; vocês que vivem rindo vão chorar; vocês, aplaudidos por todos, são falsos profetas. Tudo leva a pensar na recompensa escatológica, a que vem depois desta vida. Mas a referência aos falsos profetas aponta para uma razão mais profunda: o contraste entre o reinado de Deus e o outro reinado.
O maior pobre perseguido e verdadeiro profeta que deu o passo decisivo para construir o reinado de Deus é Jesus. Na eucaristia, celebramos a entrega que ele fez de si mesmo à cruz e também o fruto, o resultado da entrega de si, a mesa comum da humanidade.