Estamos preparados para a “festa”?
O Evangelho deste final de semana (Mt 22,1-14) traz a proposta de salvação oferecida a todos os povos.
Todos são chamados a ingressar na nova aliança realizada em Jesus, mas a resposta a esse convite nem sempre é positiva ou adequada, como se percebe nas atitudes dos candidatos. Há quem recuse o convite apesar de nada ter sido exigido, mas, ao contrário, tudo é oferecido. Essa atitude significa a rejeição ao amor e à gratuidade de Deus, muito comum na sociedade atual.
Muitos cristãos querem viver a fé superficialmente, buscando apenas usufruir do que a religião possa lhes oferecer por aquele momento. Uma vez satisfeita sua “necessidade”, esquecem-se de Deus. São pessoas que não têm vínculo real com a fé e suas exigências.
O convite a participar do banquete da nova aliança é feito a todos, sem distinções. Mas a adesão a Cristo requer uma resposta radical, que envolva a totalidade da vida. E nem todos estão dispostos a mudar sua “veste”. É por isso que “muitos são chamados, e poucos são escolhidos”: isso significa que o número dos que entraram na aliança é inferior ao dos chamados, por causa da superficialidade da resposta ao convite de Deus.
A propósito, que “veste” estamos usando? Estamos preparados para a “festa”?
NOSSA SENHORA APARECIDA – Na próxima segunda feira, 12 de outubro celebramos a festa de Nossa Senhora Aparecida, padroeira de Brasil. Desde 1717, quando os três pescadores recolhem das águas do rio Paraíba a imagem, até os dias de hoje a devoção se espalha e cresce cada vez mais. Maria que aparece preta, dizendo não ao preconceito e a escravidão. Com certeza, é a devoção mais popular em nosso país. É difícil um lar, que não tenha uma imagem de Nossa Senhora Aparecida. A ela clamamos e pedimos a intercessão ao Bom Deus. Em nossa paróquia teremos missas neste dia às 7h30min na Igreja São Domingos e às 9h e 18h na Igreja Santa Luzia. E também o almoço vocacional no sistema Pegue e Leve, retirando no salão paroquial a partir das 11h30min.
Pe. Leonir Alves