A Voz do Pastor › 12/08/2022

ACENDER O FOGO DO REINO DE DEUS

A liturgia deste final de semana, 20º domingo do Tempo Comum, (Lc 12, 49-53) traz a continuidade da caminhada de Jesus para Jerusalém. No texto proposto para a liturgia deste domingo, ele, em primeiro lugar, expressa seu desejo de ver toda a terra abrasada, consumida pelo fogo que sua vinda veio trazer ao mundo. O objetivo fundamental de seu ministério, o centro da proclamação de sua Boa Notícia e de sua atividade podem ser prefigurados com o símbolo do fogo.

Na perspectiva de Jesus, seu ministério propõe um batismo não com água, mas com o fogo do Espírito Santo. É o próprio Jesus quem batiza com o fogo. Ele está ansioso para que essa realidade chegue ao pleno cumprimento. O fogo possui um significado muito complexo: no Antigo Testamento, é sinal que precede a manifestação divina; na linguagem profética, purifica e transforma o pecador numa pessoa melhor; na linguagem apocalíptica, está relacionado com o juízo escatológico no fim dos tempos.

Jesus descreve os efeitos de sua atividade como discórdia. Isso, à primeira vista, parece ser a consequência contraditória de um batismo de fogo, pois, no Evangelho segundo Lucas, Jesus nasce como o príncipe da paz, e agora o que ele anuncia parecem ser sinais de ruína e oposições.

A atuação de Jesus certamente não tem como objetivo provocar divisões e contradições, mas sua ação libertadora evidencia os conflitos ocultos. Ele veio revelar ao ser humano a santidade de Deus; sua proposta destina-se a destruir toda forma de egoísmo, injustiça, opressão, maldade e violência que impedem o Reino de Deus de se desenvolver na sua plenitude. O batismo no Espírito Santo, que acontecerá após sua ressurreição, será como fogo transformador e purificador que impulsionará os discípulos a levar seu amor até os confins da terra. (Revista Vida Pastoral julho-agosto de 2022 – ano 63 – número 346 – pág.: 57-60)