A Voz do Pastor › 12/12/2019

João Batista anuncia e prepara a vinda de Jesus

No Evangelho deste final de semana, (Mt 11, 2-11) terceiro domingo do advento, temos João Batista anunciando e preparando a vinda do Messias.

As dúvidas acerca de quem é Jesus tomam conta também de João Batista. O precursor apresentara Jesus como um juiz severo que traria o julgamento. Ouvindo falar das suas ações, manda alguns discípulos perguntarem a Jesus se é ele o que há de vir ou se é necessário esperar outro. Jesus não responde à pergunta. Ao contrário, faz um apelo ao discernimento com base no que é possível ouvir e ver, ou seja, com base em seu compromisso com os que a sociedade e a religião marginalizaram.

A presença do reino no meio das pessoas é questão de discernimento. Só quem “ouve” e “vê” as obras de Jesus será capaz de perceber que ele é o Messias. Pela interpretação das obras é que se chega à descoberta de quem é Jesus e constata-se que não é preciso esperar outra pessoa, porque nele o reino já está presente, privilegiando aqueles que a sociedade colocara à margem da vida. De fato, cegos, paralíticos, leprosos, surdos, mortos e pobres são preocupação constante de Jesus. E quem é João Batista? É aquele que prepara as pessoas para o encontro definitivo com o reino de Deus, inaugurado por Jesus. Por isso é que ocupa lugar de destaque entre os profetas. Contudo, “o menor no reino do céu é maior do que ele”. Quem é o “menor” no reino? Provavelmente o próprio Jesus, que se pôs a serviço dele, entregando a vida para que o mundo novo pudesse acontecer. Ou, talvez, o menor são os que a sociedade excluiu. A propósito, como esta nossa preparação para acolher este Deus menino que vem a nós?

CAMPANHA NACIONAL DA EVANGELIZAÇÃO – A Igreja do Brasil, desde 1997, vem realizando todos os anos no tempo do advento a Campanha da Evangelização. Esta consiste numa coleta que é realizada em todas comunidades do Brasil durante este tempo, mas precisamente no terceiro domingo do advento, neste ano no próximo domingo, 15 de dezembro. Todos nós somos convidados para neste final de semana fazermos nossa doação em favor da causa do evangelho.