A Voz do Pastor › 04/06/2023

SANTÍSSIMA TRINDADE: COMO É NOSSA COMUNIDADE?

Neste final de semana celebramos a festa da Santíssima Trindade, o mistério grandioso de um único Deus em três pessoas, Pai, Filho e Espírito Santo. É a comunhão plena de amor de um Deus família, comunidade.

O Evangelho deste final de semana, (Jo 3, 16-18) pertence ao diálogo de Jesus com Nicodemos e quer ser uma catequese que visa suscitar a fé. “Porque Deus amou o mundo tanto, que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna”. É o convite para acreditar no Filho de Deus e com ele se comprometer para uma vida nova.

A festa da Santíssima Trindade, quer questionar a nossa vida comunitária. A sociedade atual prega o egoísmo, o individualismo, o eu isolado do mundo. As pessoas moram no mesmo prédio e muitas vezes não se conhecem. As relações de amizade são de redes sociais, e quando se cansam, ou não querem mais bloqueiam ou deletam.

Por um lado, temos o mundo à nossa frente, sabemos de tudo em segundos e conversamos com gente do outro lado do planeta e por outro não conhecemos, nem convivemos com o nosso vizinho de porta.

A Igreja, no entanto, continua apostando na vida em comunidade. Se Deus que é Deus, não está isolado, porque nós haveríamos de estar? A fé é vivencia pessoal, alimentada e cultivada em comunidade no encontro com os irmãos, levando a ações missionárias de defesa e promoção da vida. Os movimentos, as pastorais e principalmente os grupos de família são o espaço privilegiado da manifestação de um Deus Trindade, que nos convidada a vivermos também a perfeição da comunidade.

Como está nossa participação na comunidade? Como estamos vivendo o ideal de comunhão e de amor da Santíssima Trindade?