A Voz do Pastor › 02/06/2022

PENTECOSTES, NASCIMENTO DA IGREJA

Neste final de semana celebramos a festa de Pentecostes, a vinda do Espírito Santo e também podemos dizer, o nascimento da Igreja.

O Evangelho (Jo 20, 19-23) apresenta os discípulos reunidos, fechados, com medo. Uma vida sem Jesus é uma vida fechada, vazia, de medo. Jesus aparece no meio deles, e anuncia a Paz: “A Paz esteja convosco”.

Esta é uma saudação que aparece várias vezes nos evangelhos, ressaltando sua importância. Depois disso, ele lembra sua missão de enviado do Pai, e agora enviando também os discípulos para a missão. “Recebei o Espírito Santo”. Este mesmo Espírito apresentado na leitura dos Atos dos Apóstolos (2,1-11), que faz falar em línguas e traz entendimento, apesar das diferenças de nacionalidade, raça, cor… É o Espírito da Vida, apresentado no livro do Gênesis, que agora traz vida nova para a comunidade do Ressuscitado.

Assim, podemos afirmar que Pentecostes é a festa do Nascimento da Igreja, pois a partir da vinda do Espírito Santo as comunidades ganham vida, se organizam, ganham força e coragem para anunciar o mandato de Jesus. O Espírito Santo é a força, é a luz que aponta o caminho a ser seguido, é o discernimento para tomarmos as melhores atitudes, sempre guiados pelo anúncio do Evangelho de Jesus.