A Voz do Pastor › 22/12/2022

NASCEU O SALVADOR

No evangelho que a liturgia nos propõe na noite de natal (Lc 2,1-14) temos o relato do nascimento de Jesus. “Hoje, na cidade de Davi, nasceu para vocês um salvador, que é o Messias, o Senhor”. O anúncio central do trecho de hoje traz em si o início e a realização da salvação. Isso se torna compreensível se levarmos em conta o título que o Menino recebe da parte dos anjos: ele é Salvador.

O Messias entra na história da humanidade por caminhos alternativos não trilhados pelos poderosos. O imperador Augusto decreta, para todo o império romano, um recadastramento que tem por objetivo arrecadar taxas sobre pessoas livres e escravas, homens e mulheres. Maria dá à luz sozinha, durante uma viagem, fora de casa, sem encontrar lugar entre os parentes, na maior solidão e abandono. Jesus é colocado numa manjedoura e recebe a visita dos pastores, gente marginalizada e odiada por causa de sua conduta.

Assim a história da salvação não nasce em Roma, sede do poder absolutizado, e sim em Belém, na pessoa de alguém que foi marginalizado antes mesmo de nascer. O Menino pobre que nasce em Belém possui o poder da comunicação que vem de Deus: um anjo do Senhor se encarrega de comunicar a grande novidade à humanidade. Mas a comunicação de Deus possui caminhos alternativos: não se dirige aos poderosos, e sim aos pastores. O povo do Messias pobre são esses marginalizados da sociedade. Eles são envolvidos pela luz divina e recebem a comunicação da boa notícia, ao mesmo tempo em que são encarregados de transmiti-la a todo o povo. A propósito, vamos acolher este Deus-menino que nasce neste natal?

FELIZ NATAL – É natal, o maior mistério de amor de Deus com a humanidade. Ele nos amou com tamanha grandiosidade a ponto de fazer-se pessoa humana e vir morar no meio de nós. Deus se faz pessoa humana e vem morar no meio de nós para nos mostrar o quanto ele nos ama. E este é o ensinamento que ele nos deixa. Amar a todos indistintamente, assim como Ele nos ama. Feliz natal e ano novo repleto de realizações.