A Voz do Pastor › 02/12/2022

JOÃO BATISTA PREPARA A VINDA DO MESSIAS

O evangelho deste final de semana, (Mt 3, 1-12) segundo domingo do advento apresenta João Batista como precursor, aquele que prepara a vinda do Messias. João Batista está no deserto da Judéia, se alimenta com gafanhotos e mel silvestre. O deserto evoca imediatamente o lugar onde o povo do Antigo Testamento gestou um projeto de sociedade alternativa na qual todos pudessem ter acesso à vida. Alimentando-se do que encontra no deserto, João Batista confunde os planos econômicos da sociedade estabelecida em Jerusalém, baseada na exploração, no lucro consumista de poucos à custa da fome e miséria do povo.

João anuncia, com seu modo de viver, o novo que está para chegar em  Jesus, aquele que vai inaugurar a Justiça do Reino. O povo sofrido vai a João e confessa seus pecados. Os fariseus e saduceus não concordam com isso, porque são os mantenedores do poder político, econômico e religioso. João Batista os chama de “raça de cobras venenosas”, porque o sistema por eles mantido só gera morte.

O profeta mostra, que para pertencer ao reino, é necessário produzir frutos de justiça que comprovem a mudança, “pois o machado já está na raiz das árvores, e toda árvore que não der bom fruto será cortada e jogada no fogo”.

Estamos mais para João Batista ou para os Escribas e Fariseus? Como está nossa preparação para receber o Messias que vai nascer? Que tipo de frutos nossa prática de vida está gerando?