Notícias da paróquia › 09/08/2018

Lançado o memorial da Igreja São Domingos

Na última quarta-feira, dia 8 de agosto, durante a missa de ação de graças da festa do padroeiro de Torres, São Domingos, aconteceu o lançamento oficial do memorial da Igreja. A missa foi presidida pelo bispo diocesano, dom Jaime Pedro Khol e concelebrada pelo pároco, padre Leonir Alves, com a presença dos festeiros e fiéis.

Na oportunidade, padre Leonir Alves, explicou como funcionará as doações históricas e leu o termo de abertura do livro onde serão escritas as doações. Dom Jaime, ressaltou a importância desta busca histórica para a comunidade e ainda concluiu: “a Igreja São Domingos, da forma como foi restaurada já deixa claro suas marcas históricas”.
Segundo o jornalista e historiador, Nelson Adams Filho, é muito importante resgatar a história da nossa cidade. “Precisamos buscar essas preciosidades, que muitas vezes estão jogadas com entulhos em lugares que nem temos acesso”, finalizou.
O integrante da equipe do memorial, Silvanio Benetti, já doou um missal de 1920 e uma casula pertencente ao Padre Luiz Benini que atuou na Paróquia São Domingos nos anos 50.
É válido lembrar que, as pessoas que possuem algum material que julgam ter valor histórico, devem deixar seu contato com a zeladora da Igreja, que neste caso a equipe do memorial ficará responsável de buscar.

Ainda durante o lançamento do memorial, o padre Leonir Alves também fez  um desafio para os historiadores e a comunidade em geral,  para datar a festa que existe a mais de 100 anos, mas não se sabe o número de edições já realizadas.