A Voz do Pastor › 19/05/2022

“EU VOU, MAS VOLTAREI…”

No Evangelho deste final de semana, sexto domingo de Páscoa (Jo 14,23-29), temos a despedida de Jesus e o anúncio da vinda do Espírito Santo. Na proximidade da festa de Pentecostes, a liturgia vai nos preparando para este acontecimento. O trecho escolhido para este final de semana é como um discurso de despedida de alguém que está indo, mas promete permanecer. A convivência e os ensinamentos deixados permanecerão vivos na vida da comunidade cristã.

Guardar as palavras de Jesus é seguir o caminho aberto por ele, ao longo do qual se dá o encontro com o Pai na vivência da partilha, da fraternidade e da solidariedade com os excluídos e oprimidos, em comunhão de amor eterno. Abre-se assim, no coração do discípulo, o espaço para Jesus preparar sua morada, junto com o Pai. Aquele que se desprende de si para entregar-se ao serviço de seus irmãos é mergulhado no amor. E este amor é a essência de Deus, Pai, Filho e Espírito. O Defensor, o paráclito, o Espírito Santo, ilumina e move a comunidade de fé. Ilumina trazendo a presença de Jesus e esclarecendo suas palavras. Move conduzindo a comunidade à ação missionária e ao testemunho do amor de Jesus.

Desse modo as ações de Jesus permanecem vivas na comunidade cristã e tudo o que ele ensinou tem continuidade na vida dos seus seguidores. O que se faz necessário é saber discernir e deixar-se guiar por este Espírito, para assim poder realizar as ações de Jesus no cotidiano de nossas vidas. A propósito, percebemos a presença do Espírito Santo e nos deixamos guiar por ele?

COMEÇA A VISITAÇAO DE SÃO DOMINGOS – Neste domingo, 22 de maio daremos início a visitação da Imagem de São Domingos pelas comunidades da paróquia. Sairemos da Igreja Santa Luzia, as 10h da manhã, rumo ao Faxinal, onde teremos missa e festa da padroeira daquela comunidade, Santa Rita de Cassia. Com o objetivo de integrar as comunidades, alimentar a fé e cultivar cada vez mais o sentimento de pertença à paróquia e acolhendo a proposta do Papa Francisco de “caminhar juntos” faremos a peregrinação da imagem em todas as comunidades. A 196ª edição da Festa de São Domingos terá várias atividades que acontecerão até o dia 08 de agosto, dia do padroeiro.