Paróquia São Domingos

Diocese
Menu
Paróquia São Domingos
Paróquia São Domingos

Rua Firmino Paim, 400 - Torres - RS

A Voz do Pastor › 29/06/2023

A PESQUISA DE JESUS

  No Evangelho deste final de semana (Mt 16, 13-19), festa de São Pedro e São Paulo, Jesus faz uma pesquisa de opinião a seu respeito: “Quem dizem os homens que eu sou?”.

Ele leva seus discípulos para Cesareia de Filipe, longe de Jerusalém, o centro do poder político, econômico e ideológico. Cesareia de Filipe é uma espécie de “periferia”. O relato tem dois momentos. No primeiro, Jesus pergunta aos discípulos o que as pessoas dizem a respeito dele. A resposta revela a diversidade de opiniões, todas insuficientes para responder à pergunta: “Quem é Jesus?” Ele é visto como simples precursor dos tempos messiânicos. No segundo momento, Jesus interpela diretamente os discípulos que haviam visto sua luta para implantar a justiça do Reino: “Para vocês, quem sou eu?”. A resposta de Pedro mostra quem é Jesus: o Messias (Cristo), o Filho do Deus vivo.

Essa resposta é um dos pontos altos do Evangelho de Mateus. Jesus é a realização das expectativas messiânicas, o portador da justiça que cria sociedade e história novas. Ele supera, portanto, a barreira do velho e introduz a novidade. O reconhecimento de Jesus não é fruto de especulação ou de teorias sobre ele, e sim de vivência do seu projeto. É com pessoas que o confessam, como Pedro, que nasce a comunidade. O Mestre não é do jeito que nós imaginamos, pelo contrário, quer que nós sejamos do jeito que ele é. Ele vem realizar o projeto de Deus num contexto de conflitos e violência, passando pela morte e vencendo-a. Seu messianismo é uma luta constante em favor da justiça do Reino e contra as injustiças que promovem a morte. Assim o cristianismo é prolongamento da ação de Cristo que promove a justiça e a torna possível.

O poder de Jesus é um poder que comunica vida. Sua prática o demonstra. Seu nome o comprova. Ora, ele quer como seus colaboradores aqueles que estão dispostos a confessá-lo, pois com base nesse testemunho é que nasce a comunidade de Cristo. Confessamos Jesus Cristo como Messias? O que estamos fazendo para prolongar suas ações?

SÃO PEDRO E SÃO PAULO – Neste domingo, 28 de junho, a Igreja celebra numa só festa dois dos seus maiores santos. Esta tem origem já no século quarto e celebra os dois juntos para demonstrar a importância de ambos para a vida da Igreja. Pedro, um dos doze escolhidos por Jesus, o líder, primeiro papa da Igreja. Representa mais a instituição. Paulo, perseguidor da Igreja, símbolo de conversão, de mudança, responsável pela abertura da Igreja e construção de inúmeras comunidades. Representa o jeito missionário da Igreja de ir a outros povos, a outras culturas levando a Boa Nova do Evangelho. Sabemos que eles tiveram suas diferenças, mas a causa do Evangelho os uniu de tal forma, que são considerados as duas principais colunas da Igreja. Ambos morreram mártires, doando a própria vida pela causa do Evangelho.

 

Pe. Leonir Alves

Rádio Maristela


Mensagem do Pároco

Vídeos

Homenagem ao diácono Arnaldo

Nossas Comunidades