A Voz do Pastor › 13/05/2021

A HISTÓRIA DE JESUS SEGUE VIVA NA COMUNIDADE

O Evangelho deste final de semana, (Mc 16 ,15-20, parte final do Evangelho de Marcos), festa da ascensão de Jesus, mostra a continuidade da história de Jesus na vida da comunidade cristã.

Os versículos propostos para este final de semana falam do mandato de Jesus aos discípulos: eles deverão anunciar o evangelho a todos, exatamente como Jesus tinha feito; depois, Jesus é levado ao céu; a seguir, os discípulos saem a pregar, ajudados pelo Senhor. Em outras palavras, podemos afirmar que não há ruptura entre a missão de Jesus e a dos discípulos. A história de Jesus continua no testemunho da comunidade.  “Vão pelo mundo inteiro e anunciem o evangelho a toda criatura!”. Começa, definitivamente, o tempo da comunidade cristã.

Os discípulos vão, portanto, dar sequência ao que Jesus fez, ampliando o campo de ação. O evangelho de hoje conclui afirmando que os discípulos saíram, segundo a ordem do Senhor, e anunciaram por toda parte. Portanto, a grande tarefa da comunidade cristã é anunciar o que o Mestre anunciou: a boa notícia do mundo novo, inaugurado com Jesus. O anúncio provoca decisão: crer ou não crer. A pregação de Jesus leva as pessoas à resposta na fé; o anúncio dos discípulos tem como resultado provocar a fé que conduz à salvação: “Quem crer e for batizado será salvo. Quem não crer será condenado.

Os sinais acompanharão os que acreditarem.  Os dois primeiros sinais (expulsar demônios em nome de Jesus e falar novas línguas,) mostram que também a ação dos discípulos é libertadora e comunicadora do mundo novo. O terceiro e quarto sinais (pegar serpentes ou beber veneno mortal,) falam dos confrontos e conflitos suscitados pela fé. Quem anuncia o projeto de Deus sofre oposições imprevistas e veladas (serpentes) ou evidentes e abertas (tentativa de matar os discípulos por envenenamento). O quinto sinal (impor as mãos sobre os doentes, curando-os,) à semelhança do primeiro e do segundo sinais, põe os discípulos em estreita comunhão com a prática de Jesus, que optou pelos sofredores, curando-os. No final o caminho de Jesus: “Depois de falar aos discípulos, o Senhor Jesus foi levado ao céu e sentou-se à direita de Deus”.

Agora seu caminho e história continuam nos passos e ações da comunidade. Ele supera as barreiras de tempo e espaço: está sentado à direita de Deus, mas ao mesmo tempo ajuda os discípulos, provando, por meio dos sinais que os acompanham, que o ensinamento deles é verdadeiro. A propósito, somos continuadores da missão de Jesus?

DIA MUNDIAL DAS COMUNICAÇÕES – Neste final de semana a igreja celebra o 55º dia mundial das Comunicações Sociais. A mensagem do Papa Francisco é dedicada ao tema “Vem e verás” (Jo 1, 46). Comunicar encontrando as pessoas onde estão e como são”. O convite a «ir e ver», que acompanha os primeiros e comovedores encontros de Jesus com os discípulos, é também o método de toda a comunicação humana autêntica. Uma boa oportunidade pra rezar e refletir sobre o tema.