Paróquia São Domingos

Diocese
Menu
Paróquia São Domingos
Paróquia São Domingos

Rua Firmino Paim, 400 - Torres - RS

A Voz do Pastor › 09/11/2018

Esmola ou doação

O evangelho deste final de semana, (Mc 12, 38-44) 32º Domingo do Tempo Comum, traz o embate de Jesus com os doutores da lei e o episódio da oferta da viúva, que doa tudo que possui.

Jesus está no Templo, em Jerusalém e, aí se defronta com os que pretendem perpetuar os tempos de dominação e exploração do povo. Eles representam o centro ideológico de Israel, pois, sendo peritos na Bíblia, são também especialistas no Direito, sabendo burlar as leis em seu benefício, explorando consequentemente os que não têm amparo legal. O mais grave de tudo isso é que, em nome da religião, os doutores da Lei exploravam as viúvas e os pobres. De fato, era tarefa deles servir de apoio legal às viúvas. Porém faziam isso “piedosamente”, exigindo pela prestação de serviço um pagamento tal, que as viúvas, muitas vezes, tinham de lhes ceder a propriedade. É o próprio Jesus quem afirma: “Exploram as viúvas e roubam suas casas, e para disfarçar fazem longas orações”. “Por isso eles vão receber a pior condenação”.

No Templo, Jesus observa como a multidão deposita moedas no cofre. As ofertas serviam, provavelmente, para o culto. Os especialistas dizem que um sacerdote de plantão acolhia essas ofertas e proclamava a quantia que cada um depositava. Nesse momento, o ego dos ricos atingia picos elevados de exaltação. Além disso, crendo que a abundância de bens fosse sinal da bênção divina, sentiam-se privilegiados e amigos de Deus. O julgamento de Jesus é diferente. Ele vê uma pobre viúva que dá duas pequenas moedas, “tudo o que possuía para viver”, chama os discípulos e dá a sentença: os pobres são os verdadeiros adoradores de Deus, pois “esta pobre viúva deu mais do que todos os outros que ofereceram esmolas. Todos deram do que tinham de sobra, enquanto ela, na sua pobreza, ofereceu tudo, tudo o que possuía para viver”.

O texto mostra três contrastes: ricos que dão muito x viúva que dá quase nada; ricos que dão o que lhes sobra x viúva que dá tudo; ricos que dão esmola x viúva que dá tudo o que possuía para viver. Com isso aprendemos, no gesto da viúva, a doação de vida, de coração, de todo nosso ser.

A propósito, nossa doação brota do coração e doamos com todo nosso ser ou é uma simples esmola?

 

Deixe o seu comentário

Você deverá estar conectado para publicar um comentário.

Rádio Maristela


Mensagem do Pároco

Vídeos

Homenagem ao diácono Arnaldo

Nossas Comunidades