Notícias da paróquia › 09/08/2022

196ª Festa de São Domingos foi um sucesso de participação

Após 74 dias, as festividades do pároco de Torres, São Domingos, se encerrou com uma missa presidida pelo bispo da Diocese de Osório, Dom Jaime Pedro Kohl, que foi realizada na igreja matriz, nesta segunda-feira (08) às 19h e contou com a presença dos festeiros da 196ª festa de São Domingos.

Desde 2021 a equipe administrativa paroquial e os festeiros começaram a pensar cada detalhe e atividades a serem realizadas para a 196ª festa. Esta teve início em 22 de maio de 2022 com o início da peregrinação da imagem do santo padroeiro na comunidade Santa Rita de Cássia, passando por todas as 17 comunidades da paróquia, além da Escola Sagrado São Domingos e Hospital Nossa Senhora dos Navegantes.

Para esta festa foi pensado e realizado, além de todas as celebrações religiosas, a terceira edição da rifa do automóvel zero Km, o bingo , a procissão motorizada, o almoço da festa, a rainha e princesas, o chá vocacional e o passeio ciclístico e foi com grande alegria que nesta edição foi dado início a peregrinação do “Dominguinhos”, que consiste numa capelinha alusiva ao padroeiro que passou por todos os encontros dos movimentos, grupos, pastorais e serviços, tornando assim, ainda mais sinodal a festa do padroeiro, onde, desta forma todos puderam se integrar e se conhecer melhor.

A festa teve seu ápice entre os dias 03 a 08 de agosto, pois foram nestes dias que foram celebrados o tríduo, a missa jovem, a missa de apresentação dos novos festeiros e a missa de encerramento com o bispo diocesano.
Para o tríduo e missa jovem, foram convidados padres de outras paróquias, onde estes, trabalharam o lema da festa “Com São Domingos caminhamos juntos em comunhão, participação e missão”, atendendo assim ao pedido do Papa Francisco que nos convida a sermos uma Igreja de encontro e partilha através da sinodalidade.

Na primeira noite do tríduo esteve presente o pároco da paróquia São José Operário, da Vila São João, Pe Ozéias Vieira e este falou sobre o “caminhar juntos”. Na quinta-feira, foi rezado a “comunhão” e este foi apresentado pelo Pe Luciano Motti, pároco da paróquia São José, de Três Cachoeiras. Na terceira noite o Pe Anderson Costa, pároco da paróquia Nossa Senhora dos Navegantes, de Passo de Torres apresentou a “participação” como forma de unidade e no sábado, o assessor diocesano do setor juventude´e pároco da paróquia Nossa Senhora do Amparo de Dom Pedro de Alcântara, Pe Edivam Machado fez um convite a participação do Reino de Deus, através da “missão”.

No domingo da festa as comunidades se encontraram no Parque de Balonismo, com as imagens de seus santos padroeiros, para início da carreata. Passaram pelas ruas centrais da cidade de Torres e receberam a bênção dos veículos em frente a igreja São Domingos. Após se dirigiram a igreja Santa Luzia, onde aconteceu a missa festiva.

O pároco padre Leonir Alves, em sua homilia, falou da alegria de estar em uma paróquia com tantos dons disponibilizados à Igreja e que há sete anos vem celebrando a Festa de São Domingos nesta modalidade de peregrinação nas comunidades.

“Nossa festa foi especial pois contou com o envolvimento e participação de muitas pessoas. Nosso povo acolheu o convite do tema da festa: “Com São Domingos caminhamos juntos em comunhão, participação e missão. Ainda temos nosso passeio ciclístico que deve acontecer no sábado 13/08. E já estamos pensando na 197ª festa que vai acontecer em 2023”, finaliza o pároco.

Confira alguns momentos da festa através das fotos dos agentes da PASCOM da paróquia.

PASCOM – Pastoral da Comunicação

Paróquia São Domingos – Torres/RS