Pastoral Litúrgica

Coordenadora: Maria de Lourdes Böhm Milani

O que é

Liturgia é, antes de tudo, AÇÃO. Ação supõe movimento. Então, podemos dizer que  Liturgia é a ação do Povo de Deus, reunido em Jesus Cristo, na comunhão do Espírito Santo. É sempre uma celebração de Mistério Pascal, isto é, passagem da morte para vida, através de sinais, gestos e palavras. Por isso, dizemos que a liturgia é feita de sinais sensíveis, ou seja, sinais que chegam aos nossos sentidos (tato, paladar, olfato, visão e audição).

A liturgia é, portanto, ação de Cristo na Igreja.

• Zelar pela organização e harmonia das celebrações, com qualidade e eficácia.
  • Dar condições para que as celebrações comuniquem e tornem as pessoas participantes do mistério celebrado, garantindo a celebração do mistério pascal de Cristo.

Organização

A Equipe de Pastoral Litúrgica  é constituída por representantes das comunidades, grupos, movimentos e pastorais da paróquia,   além de estar aberta, sempre, à participação de novas pessoas.

Procuramos envolver toda a comunidade nesse trabalho, em todas as oportunidades, tais como jovens, adolescentes, catequese, coroinhas e todas as demais pastorais e movimentos existentes em nossa Paróquia.

A equipe se reúne  todas as quartas-feiras, após a missa das 19h, no Centro de Pastoral.  Nessa reunião é feita a leitura orante do Evangelho, seguida da preparação das celebrações do final de semana, onde são passadas todas as informações e orientações necessárias, com a participação do pároco e/ou vigário.

Há uma escala prévia de equipes responsáveis pelas missas semanais e dominicais.