Pastoral do Dízimo
Coordenador: Diderô Jaime Ramos Müller
O que é:
A Pastoral do Dízimo é um serviço realizado na Igreja e tem como papel principal de conscientizar cada participante da comunidade da sua responsabilidade com a sua Igreja e com a sua Comunidade, levando-a a refletir e organizar as contribuições. Tornar o cristão responsável comunitariamente.
Dízimo é um ato de gratidão a Deus, do qual recebemos tudo que temos. É devolução a Ele, de um pouco do que Dele recebemos por meio da igreja, para que o seu reino aconteça entre nós. É manifestação de nosso amor a Deus e aos irmãos. É partilha dos bens que estão a nosso dispor, especialmente com os mais necessitados. É uma contribuição voluntária, regular, periódica e proporcional aos rendimentos recebidos, que todo batizado deve assumir como sua obrigação em relação à manutenção da vida da Igreja.
O dízimo é obrigatório:
Apesar de termos várias citações bíblicas sobre o dízimo, a Igreja Católica não obriga os seus fiéis a serem dizimistas; portanto, o dízimo não é obrigatório. É sinal de amor, de fé, de partilha e de comprometimento com a sua Comunidade.
Se o dízimo não é obrigatório, por que devo ser dizimista?
Porque todo cristão, vivendo como família do povo de Deus, sendo dizimista, demonstra sua gratidão a Deus, sua corresponsabilidade pela vida e pela manutenção da Igreja.
O trabalho voluntário pode ser considerado como dízimo?
Embora a Igreja necessite do trabalho voluntário em diversos serviços, grupos, pastorais e movimentos, o voluntarismo não substitui o dízimo.
Da mesma forma as ofertas, elas não substituem o dízimo.
Com quanto devo contribuir com o dízimo?
A bíblia é bem clara: quem pode dar 10%, deve dá-lo. Quem pode dar 10%, não deve dar 8%. Quem pode dar 5%, não deve dar 2% ou 3%. A igreja no Brasil pede pelo menos 1% (centésimo), mas quem pode dar mais, deve dá-lo.
“Dê cada um conforme o impulso do seu coração, sem tristeza nem constrangimento. Deus ama o que dá com alegria” (2 Cor 9,7).
Como devo proceder para ser dizimista?
Para ser dizimista o paroquiano precisa de dois requisitos básicos: ter FÉ e ter GRATIDÃO a Deus. Depois pegar um envelope do dízimo preencher e fazer sua oferta de preferência nas celebrações ou na secretaria paroquial.
Para que serve o dízimo?
O dízimo é aplicado em 3 dimensões:
Dimensão Religiosa: despesas com o Culto, com o sacerdote, funcionários e manutenção da Igreja.
Dimensão Social: ajuda aos mais necessitados.
Dimensão Missionária: despesas com a Evangelização, contribuindo para o aprofundamento da comunhão e partilha, sustentando as pastorais e capacitando os leigos para a missão. Ajuda a outras paróquias e comunidades, obras missionárias.
Ser dizimista, partilhar com alegria, é uma forma de dar sequência à Missão de Jesus, contribuindo com o processo de evangelização.