Encontro de Jovens com Cristo - EJC

Encontro de Jovens com Cristo – EJC

O que é:

O EJC tem na sua história o sonho do jovem garoto chamado Roni Valim, que fez o CLJ (Curso de Liderança Juvenil) pela Arquediocese de Porto Alegre. Com o coração ardendo pelo amor à Deus, o criador, e tendo a vontade de transformar a realidade de nosso litoral, Roni Valim teve sua ideia amadurecida e, juntamente com o padre Arno, de Terra de Areia, montou o EJC (Encontro de Jovens com Cristo), se baseando na realidade litorânea e também nas experiências vividas no CLJ e no curso de EMAÚS. Com vontade de mudar o mundo e cheio do amor de Cristo, Roni Valim fez nascer o Encontro.

O objetivo:

EJC é ser mais do que um retiro de 3 dias, é ter vivências durante todo o ano, é ser movimento. Mostrando a face jovem da Igreja. O Movimento leva o nome do EJC para todos os lugares como forma de carinho e acolhimento. Assim, o EJC mostra que os integrantes são, além de amigos, uma verdadeira família.

Organização:
Além do EJC Momento: três dias de Encontro em que o jovem é retirado da sua comunidade, para, assim, entender um pouco mais sobre os ensinamentos do catecismo e viajar pelos sete sacramentos da Igreja, com o propósito de despertar no jovem o rosto amigo e irmão de Jesus Cristo, o Deus que é tão alto, sagrado e distante, mas também tão humano, simples e próximo. Há o EJC Movimento, que tem o propósito de dar continuidade ao Encontro depois do terceiro dia de retiro. É o Movimento que promove as atividades de que os grupos engajados ao EJC participam.
Atualmente, em 2018 há 3 grupos de jovens em nossa paróquia que estão ligados ao EJC: 4S (Saber, Sentir, Sorrir e Sonhar), JOCAP (Jovens a Caminho da Paz) e UNAC (Unidos No Amor de Cristo.

Grupo de Jovens 4S

Coordenadora: Emily Jacob Burin

No início chamava-se JLMM (Jovens Lutando por um Mundo Melhor), o nome foi alterado para 4S no ano 1996 e realiza a sua Festa da Amizade há 23 edições. O 4S se reúne todos os domingos, às 19h, no segundo andar do Salão Comunitário Sagrado Coração de Jesus, no bairro Igra-Sul, e sempre acolhe com carinho novos integrantes.
Com muita alegria, o 4S também é responsável pela liturgia e pelo folclore da missa do primeiro domingo do mês e pela celebração no segundo domingo do mês na comunidade Sagrado Coração de Jesus e pela missa no quinto sábado do mês na igreja Santa Luzia, e já realiza seu tradicional retiro há seis edições.

Grupo de Jovens JOCAP

Coordenadora: Vitória dos Santos Bauer

Fundado em 1977, já realiza sua tradicional Festa da Paz há 16 edições.
O JOCAP se reúne todos os domingos, às 18h, no Salão Comunitário Santa Rita, no bairro Faxinal, e deixa suas portas abertas para todos que quiserem participar.
Pela sua fé, o JOCAP é responsável pelo folclore da missa do primeiro sábado do mês na comunidade Santa Rita de Cássia, e terá seu primeiro retiro realizado em 2018.

Grupo de Jovens UNAC

Coordenadora: Amabili Engler

Fundado em 2013, o grupo UNAC terá sua primeira festa realizada em 2018, e seus encontros acontecem todos os domingos no salão comunitário São João Batista, do bairro Getúlio Vargas, sendo no primeiro e no terceiro domingo às 20h30min e nos demais às 19h30min. O UNAC é responsável pela missa do terceiro domingo do mês na Comunidade São João Batista.

Grupo de Jovens UFC – Unidos pela Fé em Cristo

Coordenador: Marcus Vinícius

Grupo nasceu pelo desafio da Paróquia e Comunidade, iniciou através da turma de Crismandos em 2018, que realizaram visitações aos grupos já existentes (Exército do Amor de Cristo, 4S e Unac) e após um período de aproximadamente 09 meses de encontros. Em 07/06/2019 optaram pelo nome UFC, fazendo referência à luta da Juventude Cristã, em sua bandeira de cor predominante roxa traz simbologia de um “soquinho” com terço, retratando os desafios da Juventude, a reconciliação e a oração. Têm como Coordenadores Marcus Vinícius e vice Larissa, secretarias Luana e Raissa, tesoureiros Leonardo e Otávio (responsável pelas mídias sociais do grupo) assessorados atualmente pelos tios Sérgio e Mana, Cristiano e Luana, Adrison e Adriana.

O grupo se encontra aos domingos com duração de 1:30h, com início às 18h no Salão da Comunidade São Sebastião, e nos segundos e quartos domingos conclusão na missa auxiliando na liturgia. Realizou em 13/10/2019 um Café com Cristo (1ª noite do pastel), participou dos encontros do Bote fé em 2018, EJC e DNJ2019, campanhas de Natal, dia das crianças e marmita solidária.  Vem acolhendo com muita alegria os novos Crismados da Comunidade e Comunidades vizinhas. Siga o grupo no Instagram ( @grupo_ufc1 ).