A Voz do Pastor › 06/10/2022

VOCÊ LEMBRA DE AGRADECER?

No evangelho deste final de semana, (Lc 17,11-19) 28º domingo do tempo comum, temos a cura dos dez leprosos e o agradecimento do leproso estrangeiro.

O contexto da lepra/hanseníase no evangelho de hoje é regido pelas leis de Israel, onde o leproso deveria usar vestes rasgadas, ter cabelos desgrenhados, ter o bigode coberto e gritar: Impuro! Impuro! Enquanto estivesse com a doença, deveria morar em lugar separado, conviver com outros impuros, como os samaritanos, mas não com os puros da cidade. Quando alguém era curado de lepra, ele deveria se apresentar ao sacerdote. Os parentes do leproso deveriam chorar por ele, pois a lepra era considerada um castigo de Deus.

Assim podemos entender alguns detalhes do texto: 1) os leprosos se encontram com Jesus quando ele estava para entrar num povoado, o lugar dos puros; 2) eles estão em número de dez, o que relembra o decálogo, que faz do judeu um verdadeiro seguidor de Deus; 3) somente um samaritano, isto é, um estrangeiro, é que volta para agradecer; 4) Jesus cumpre a Lei, pedindo-lhe que fosse se apresentar ao sacerdote.

O leproso samaritano, ao voltar-se logo para Jesus e agradecer-lhe, demonstrou fé na palavra e, o que é mais importante, ele mesmo teve fé. Por isso, Jesus lhe diz: “levanta-te e vai, a tua fé te salvou”. Essa atitude de Jesus, demonstra que a fé em Jesus salva, mesmo sem o cumprimento dos ritos legais da fé judaica. E ainda tem outro detalhe: eles são curados enquanto estão a caminho. Isso quer dizer que quem se coloca no caminho de Jesus já está curado. Os outros nove, que eram judeus, se contentaram com os ritos de cura. O samaritano, o estrangeiro, manifesta a sua fé e louva a Deus pela cura recebida.  A propósito, lembramos de agradecer?

NOSSA SENHORA APARECIDA – Na próxima quarta-feira, 12 de outubro, celebramos a festa de Nossa Senhora Aparecida, padroeira de Brasil. Desde 1717, quando os três pescadores recolhem das águas do rio Paraíba a imagem, até os dias de hoje a devoção se espalha e cresce cada vez mais. Maria que aparece preta, dizendo não ao preconceito e a escravidão. Com certeza, é a devoção mais popular em nosso país. É difícil um lar que não tenha uma imagem de Nossa Senhora Aparecida. A programação aqui em Torres conta com procissão saindo da Prainha as 10h indo até a Igreja Santa Luzia, onde teremos a missa e após almoço no Salão Paroquial em prol das vocações.