A Voz do Pastor › 22/04/2023

O RESSUSCITADO ENSINA A PARTILHAR

O Evangelho deste final de semana (Lc 24, 13-35), 3º domingo de Páscoa, traz o conhecido relato dos discípulos de Emaús.

Esta é uma passagem característica do Evangelista Lucas, que vem responder a pergunta: onde e como experimentar o Cristo vivo. É importante termos presente que quando Lucas escreve o seu Evangelho as comunidades cristas estão se organizando e vivem seus problemas e dificuldades.

Os discípulos caminham tristes e desorientados. Caminhar sem Jesus é uma caminhada sem perspectiva, triste e solitária. Jesus se aproxima e começa a caminhar e conversar com eles, todavia não o reconhecem. Mesmo assim há o convite para permanecer com eles. “Fica conosco Senhor, pois já é tarde e a noite vem chegando”. Com a permanência de Jesus e o gesto da partilha vem a certeza que é o próprio Jesus que está com eles. “Nisso seus olhos se abriram e eles reconheceram o Senhor”.

O reconhecimento de Jesus só acontece onde há partilha. É impossível perceber a presença de Jesus em ações egoístas, autoritárias e gananciosas. Ele se faz presente na partilha e assim ensina a partilhar. E quando somos capazes de perceber e sentir sua presença queremos anunciá-lo e levá-lo, para que outros também o vejam e sintam sua presença. “Naquela mesma hora se levantaram e voltaram para Jerusalém”. É o convite para anunciar e testemunhar que de fato ele ressuscitou.

Sabemos partilhar? Estamos dispostos a anunciar Jesus ressuscitado em nossa família, pastorais, movimentos, trabalho, escola?