A Voz do Pastor › 28/04/2023

O BOM PASTOR DÁ A VIDA POR SUAS OVELHAS

No Evangelho deste final de semana (Jo 10, 1-10), 4º domingo do tempo pascal, Jesus se apresenta como o Bom Pastor, aquele que dá a vida por suas ovelhas. O texto bíblico faz alusão a Ezequiel 34, quando o profeta fala dos falsos líderes (pastores) que roubam, exploram e matam o povo. No texto fica em aberto a perspectiva de que um dia o próprio Deus assumiria esta liderança.

Para entendermos este evangelho é importante termos presente como era o pastoreio naquela época. Os pastores, principalmente os mais pobres tinham um pequeno número de ovelhas e por isso não tinham condições de sozinhos terem um local para abrigá-las à noite. Por isso, junto com outros pastores, tinham um local comum, para deixar à noite suas ovelhas. Mas como saberiam na manhã seguinte, quem era ovelha de quem? Pela voz!  “Ele chama as ovelhas pelo nome e as conduz para fora”. Assim passavam o dia todo na volta das ovelhas, e quando anoitecia levavam para um abrigo comum.

Tendo este contexto, fica mais fácil entendermos porque Jesus conta esta parábola. Todavia, há dificuldade de entendimento, por isso o próprio Jesus explica: “Eu sou a porta, quem entrar por mim será salvo”, ou seja, caminho, passagem, condução para a vida plena. Os falsos pastores (lideres) não se preocupam com a vida das ovelhas, pelo contrário, querem explorar, iludir, sugar, destruir. “Quem entrar por mim será salvo”, isto é, terá vida plena, felicidade completa.

O Bom Pastor nos convida a abrirmos nossos olhos, pois os falsos líderes estão a nossa volta, com inúmeras propostas sedutoras. “O ladrão, só vem para roubar, matar e destruir”. É preciso ficar ligado e reconhecer o Bom Pastor pelas ações que conduzem a verdadeira vida. “Eu vim para que todos tenham vida e tenham em abundancia”. Os governantes estão preocupados com a vida do povo? E nós, enquanto líderes, o que estamos fazendo?