A Voz do Pastor › 19/05/2023

“IDE E FAZEI DISCIPULOS MEUS…”

Neste final de semana celebramos a festa da Ascensão do Senhor. Jesus retorna para junto de Deus. O Evangelho (Mt 28, 16-20) é a conclusão do Evangelho de Mateus que apresentou Jesus como o Deus-Conosco e Mestre da Justiça.

Os onze estão reunidos e recebem o poder e o mandato missionário. “Ide e fazei discípulos meus todos os povos, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”. É o chamado para a missão. Todos são convidados a levar a Boa-Nova do Evangelho a todos os lugares, todas as pessoas e em todas as situações. E Jesus nos dá uma certeza: “Eis que eu estarei convosco todos os dias, até o fim do mundo”. É a promessa de que não estamos órfãos. Ele está conosco e não nos abandona nunca, apesar dos problemas e das dificuldades que passamos.

O Papa Francisco tem insistido muito nessa temática. Para ele a missão é o “oxigênio da vida cristã, que sem ela adoece e murcha, e se torna feia”. E suas palavras sempre são de ânimo e  incentivo para que o espírito encontre sempre na Igreja e no mundo mentes e corações desejosos de semear a Palavra e de levar a alegria do Senhor Ressuscitado a todos, derrubando barreiras e favorecendo a construção de uma sociedade fundada nos princípios evangélicos da caridade, da justiça e da paz.

A missão não é um negócio ou um projeto corporativo, nem uma organização humanitária ou de proselitismo, mas algo muito mais profundo, que escapa a qualquer medida. É um convite a gastar-nos com empenho, com criatividade e generosidade, mas sem desanimar se os resultados não corresponderem às expectativas; a dar o melhor de nós mesmos, sem nos pouparmos, mas depois entregando tudo com confiança nas mãos do Pai; a dar tudo de nós, mas deixando a Ele a tarefa de tornar os nossos esforços tão frutuosos quanto Ele quiser.