A Voz do Pastor › 12/11/2023

IDE AO ENCONTRO DO NOIVO

O evangelho deste domingo, 32º domingo do tempo comum, traz a parábola das jovens que estão a espera do noivo. Estamos chegando ao final do ano litúrgico por isso esta temática. Vigiar é a melhor forma de nos prepararmos para o encontro com o Senhor que vem. O noivo vem de surpresa, ele deve nos encontrar firmes, atentos aos sinais dos tempos, vivendo em fidelidade.

Essa parábola foi contada a partir dos costumes israelitas a respeito do casamento. As jovens amigas das noivas permaneciam aguardando a vinda do noivo, preparando-se para acompanhar o cortejo nupcial até o lugar onde aconteceriam as festividades do casamento.

As dez jovens são sinal da humanidade inteira, como amiga-esposa do Cristo, esperando as bodas finais da história. O óleo para as lâmpadas são os valores do evangelho que garantem participação no mundo vindouro. Cinco jovens são prudentes e não deixam o óleo se acabar, ou seja, representam as pessoas que sabem quais são as prioridades, que sabem se preocupar com o que é essencial. As outras cinco são imprudentes, ou seja, são pessoas engajadas na comunidade cristã que em alguns momentos se mostram entusiasmadas e em outros deixam o entusiasmo esfriar, tornam-se acomodadas e imediatistas.

O evangelho nos exorta a estar preparados e a viver em fidelidade, a acolher o Senhor no dia a dia. O óleo bem usado é aquele que ilumina à medida que a pessoa se consome feito uma vela, fazendo-se luz não para si mesma, como quem gosta de ser aplaudido, mas sim para iluminar os outros.

A parábola insiste na exigência de vigilância. Jesus narra essa parábola para que pensemos em nossa vida. A espera pelo noivo é arriscada porque alguns podem gastar o seu óleo, perder os valores do evangelho, esquecer que a lei de Cristo é o amor. Durante essa longa espera de mais de 2 mil anos, quantos não desperdiçaram seu óleo, perderam seu fervor, deixaram que a luz da fé se tornasse apenas uma chama fumegando. Somos chamados a cuidar do óleo e manter a lâmpada da fé, esperança e caridade sempre acesa, até que Cristo venha. (Revista Vida Pastoral – Roteiros homiléticos)

On. Leonir Alves