A Voz do Pastor › 16/12/2022

DEUS AGE NA HISTÓRIA DA HUMANIDADE

No Evangelho deste final de semana, (4º domingo do Advento, Mt 1,18-24), percebemos a ação de Deus na história dos homens.

Mateus começa seu evangelho mostrando a origem de Jesus. Ele é descendente de Abraão e de Davi. A história é nova pelo modo como acontece e pela personagem central, que lhe imprime um caráter único. O novo aparece no modo como Jesus nasceu: “Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, e antes de viverem juntos ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo”. Entre os judeus, o casamento consistia de duas etapas: Primeiro o contrato e depois o viver sob o mesmo teto. Entre Maria e José vigorava a primeira etapa, ou seja, o contrato, que possuía caráter de casamento: os dois estão comprometidos.

No entanto, Maria ficou grávida por ação do Espírito Santo. “José, seu marido, era justo. Não queria denunciar Maria e pensava deixá-la, sem ninguém saber”. Mas Deus tem seus caminhos e age na história humana e José compreende sua missão.

O nome que Jesus recebe não foi escolhido por José e Maria, e sim por Deus, o Pai de Jesus Cristo. Jesus é a síntese do programa de Deus para levar a história à sua plenitude. Seu nome significa: Deus salva.  “Ele vai salvar o seu povo dos seus pecados”. Mateus tem a preocupação de mostrar que, em Jesus, se cumprem as profecias: “Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: ‘Vejam: a virgem conceberá e dará à luz um filho. E será chamado pelo nome de Emanuel, que significa: Deus está conosco’”.

Emanuel não é propriamente o nome de Jesus, e sim o significado de sua presença no meio das pessoas: doravante Deus caminha com seu povo na pessoa de Jesus. Somos capazes de perceber a ação de Deus em nossa história?