Jesus vence as tentações
O Evangelho que a Igreja nos propõe neste final de semana (Mt 4, 1-11), 1º Domingo da Quaresma e Campanha da Fraternidade, apresenta Jesus sendo tentado pelo demônio.
As três tentações mostram o perfil deste messias glorioso: a promessa demagógica de pão para todos, ostentação como sócio do poder divino e a sede de domínio e poder sobre todos os reinos do mundo. Os evangelistas querem mostrar que tal messias tem parte com o diabo.
Em resistência à esta proposta messiânica, Jesus, ao longo de seu ministério vai revelando seu verdadeiro perfil. Sua proposta é de pão partilhado entre todos, de modo que todos estejam saciados, como revelou na partilha com as multidões. Ele partilha também a palavra que toca os corações e os move à conversão. È o Filho de Deus, porém não como se proclamavam os faraós e os imperadores que, com este título, oprimiam o povo.
Jesus vem para comunicar o amor misericordioso e vivificante de Deus na condição de um homem frágil e humilde, transformando o mundo e inserindo a todos na vida divina e eterna, conforme a vontade do Pai. A este compromisso são chamados todos que receberam o batismo na perseverança da fé em Jesus. Assumimos esta proposta de Jesus, vencendo as tentações do ter, do poder e do prazer?
VIU, SENTIU COMPAIXÃO E CUIDOU DELE – Este é o lema da Campanha da Fraternidade 2020, que tem como tema, Fraternidade e vida: Dom e Compromisso. O objetivo geral da campanha é “conscientizar, à luz da Palavra de Deus, para o sentido da vida como dom e compromisso, que se traduz em relação de mútuo cuidado entre as pessoas, na família, na comunidade, na sociedade e no planeta, nossa Casa Comum”.
É tempo especial que a Igreja nos oferece para fazermos nossa caminhada quaresmal. Procure material na secretaria da sua paróquia.
Leonir Alves