Paróquia São Domingos

Diocese
Menu
Paróquia São Domingos
Paróquia São Domingos

Rua Firmino Paim, 400 - Torres - RS

A Voz do Pastor › 10/03/2023

JESUS QUEBRA TODO E QUALQUER PRECONCEITO

  O Evangelho deste final de semana (Jo 4, 5-42), 3º Domingo da Quaresma traz um diálogo de Jesus com uma mulher samaritana.

A Samaria era uma região que ficava entre a Judéia, ao sul, e a Galileia, ao norte. O povo da Samaria era desprezado e evitado pelos judeus. O povo judeu considerava-se uma raça pura enquanto os samaritanos eram uma raça miscigenada com vários povos. A figura da mulher samaritana, pobre e discriminada, em busca d’água, encontra Jesus à luz do meio dia.

A partir da água da fonte de Jacó, que significa as tradições religiosas dos samaritanos, Jesus oferece à mulher a novidade da água viva do Espírito. Na sequência do diálogo, a mulher pede a Jesus esta água viva e percebe o anúncio da missão salvadora. Vai, por sua vez, anunciá-lo ao povo, e Jesus fica com eles por um tempo.

A acolhida dos samaritanos contrasta com a incompreensão dos judeus. Com Jesus, estão superadas as discriminações baseadas em crenças religiosas. Ele anuncia que não podemos fazer acepção de pessoas. Todos são iguais e assim devem ser tratados. Sua mensagem amorosa e misericordiosa é dirigida a todos.

Em tempo de Quaresma e Campanha da Fraternidade, onde somos convidados a dar de comer a quem tem fome, o episódio da samaritana é convite à acolhida ao diferente, à misericórdia, o perdão e a valorização de todas as pessoas independente de cor, raça, sexo, posição social. É convite a nos empenhamos nessa causa e darmos a nossa contribuição na transformação dessa realidade. Como acolhemos as pessoas de nossa comunidade? Olhamos para todos do mesmo modo?

 

Pe. Leonir Alves

Rádio Maristela


Mensagem do Pároco

Vídeos

Homenagem ao diácono Arnaldo

Nossas Comunidades