Pastoral Social e Saúde

Coordenadora: Cátia Mota da Rocha

O que é:

A própria existência da Igreja mostra e afirma que o serviço a caridade é obrigação de cada membro dessa Igreja. A Pastoral Social é a  expressão desta caridade e da solicitude da Igreja com as situações nas quais a vida está ameaçada. Na Pastoral Social coloca-se em prática a dinâmica do seguimento de Jesus Cristo para que Nele os marginalizados e excluídos tenham vida e a tenham num ambiente preservado.

Objetivo:

Testemunhar o serviço da caridade na sociedade através de ações sócio transformadoras, inspiradas pela caridade cristã, atendendo pessoas menos favorecidas, doentes e acamados.

Organização:
A Pastoral tem sede própria, no Bairro Jardim Eldorado, Rua Leopoldino João da Rosa, 2020. Conta-se hoje com doze mulheres e três homens que prestam serviço voluntário e uma funcionária paga pela paróquia. É neste local que se faz praticamente todo o serviço pastoral:

• Arrecadação e distribuição diária de roupas;
  • Fabricação de medicação caseira, vinagre e sabão em barra;
  • Armazenamento de cama hospitalar, cadeiras de banho e rodas, andador e muletas que são emprestados ou alugados, conforme a necessidade e condições de cada família;
  • Arrecadação de alimentos e montagem de cestas básicas e fraldas descartáveis, que são distribuídas mensalmente, para famílias previamente cadastradas;
  • Realizado uma feira de roupas uma vez por mês;

Membros da pastoral fazem visitação nas casas das famílias cadastradas e às famílias que membros da comunidade indicam que estejam em vulnerabilidade social.

Horário de Atendimento: De segunda à sexta-feira das 14h às 17h