Ministro Extraordinário da Comunhão

Coordenadores: Adriano Bittencourt e Juliano Prudêncio

O que é:

Chamam-se extraordinários porque só devem exercer o seu ministério em caso de necessidade, e porque os ministros ordinários (isto é, habituais) da comunhão são apenas os fiéis que receberam o sacramento da ordem. Na verdade, é a estes que compete, por direito, distribuir a comunhão. Por esse motivo, o nome desta função é ministro extraordinário da comunhão, e não da Eucaristia, visto que apenas os sacerdotes são ministros da Eucaristia, e a função dos ministros extraordinários da comunhão exerce-se apenas na sua distribuição.

Objetivo:

O ministério extraordinário da sagrada comunhão é, na Igreja Católica, um serviço, exercido por um leigo ou leiga a quem é dada permissão, de forma temporária, de distribuir a comunhão aos fiéis, na missa ou em outras circunstâncias, quando não há um ministro ordenado (bispo, presbítero ou diácono) que o possa fazer.

Organização:

Na paróquia São Domingos os ministros extraordinários da comunhão exercem seu ministério auxiliando no serviço do altar, distribuição da eucaristia, visita aos doentes, celebração da Palavra e Exéquias, atuando em todas as comunidades que constituem a paróquia.